sexta-feira, 25 de julho de 2008

Antenas

Como faz o sinal obter distancia ?

Antena De Rádio Comum sinaliza a teoria que existe através o espectro de rádio. A seguinte informação prevalece é rádio do CB( Faixa do Cidadão), rádio de polícia, Televisão, transmite por meio de rádio, rádio da marinha, rádio de linha aérea, de telefones móvel etc.

Modelo da Radiação.

U Antenas Diferentes irradiam sinais em modelos diferentes. Por Exemplo, uma vontade aérea vertical padronizada única exala sinais 360 graus completo mas não realmente para cima ou abaixo. Um sinal baterá na Atmosfera do ângulo da radiação, que está simplesmente no ângulo em que as ondas estão viajando. Quando a antena está sentando horizontalmente, embora o modelo não muda aquelas muitas ondas estão agora para cima e abaixo, ao invés de completo. As dicas desta vontade aérea outra vez transmite é mínima.

Polarisação

Polarisaçãoestá são ondas de rádio transmitidas horizontalmente ou verticalmente. Uma explicação possível para isto está em dizer que as ondas de rádio estão em um ângulo diferente da antena. Se você tem um antena horizontal, um sinal está vindo de um antena vertical o rádio acena choque de vontade com o antena, e a vontade aérea não absorve os os ondas em seus potenciais cheios e assim conduzi-lo sinal abaixo o cabo ao rádio. Isto É o mesmo para existência de sinais horizontal transmitida para antenas verticais.
O diagrama na ABAIXO representa uma Estação emitindo verticalmente ondas de rádio. O diagrama na abaixo representa uma antena de rádio. Gravura um donut, que está como ondas de rádio saem de um antena, na forma de um donut (Contando Com o antena certamente!).
Antenas têm nomes diferentes, tal como Yagi-uda Raio De Luz ou somente "Yagi" ou "Raio De Luz", Dipole, Quadra cúbica ou Plano terra etc. O Yagi-uda Raio De Luz. Um arranjo múltiplo de raios de luz, incluindo um que é cruz-polarizado par Um Yagi-uda Raio De Luz é um antena que olha parecido para um T.V antena, unicamente isto está sobre 2 para 3 tempos mais grandes (no HF & bandas do VHF). As peças que sentam horizontalmente no antena são os elementos e unicamente um destes realmente ligado ao co-axial cabo. Imagine isto gosta de um carro, um carro tem 4 rodas mas em Rear-roda dirigem carros unicamente os rear-rodas são reforçados, as duas rodas frontais estão simplesmente grátis-wheeling. Em bandas do HF, cada elemento é mais grande que o outro indo da frente para ajudar (frente é elemento o mais curto) mas às vezes de outro modo. O um elemento que dá fora o sinal é o elemento dirigido e os uns em frente são os elementos de diretor e o um atrás é o elemento de refletor. O antena irradia o sinal horizontalmente em um modelo certo. Modelos da Radiação são especificados acima. Este antena está um dos antenas que são topo vendendo, ou maior popularmente construído por operadores Amadores avançados porque isto tem tal ganho acima de outros antenas. Isto também direciona o sinal em uma direção, não somente completo, fazendo isto mais forte e também aumenta a recepção de outras estações na direção geral de onde o antena é apontado. O caminho para explicar isto está por dizer que sem um antena do directional o sinal vai cerca 360 graus. A diferença com o Raio De Luz como declarado antes é que, isto é directional, assim direcionando o sinal em uma direção e acentuando recebendo distância também. Isto é parcialmente chamado um Raio De Luz porque isto raios de luz o sinal. Esses custo de antenas entre $150 e $1000. Raios De Luz obtêm menores em menores em tamanho como a frequência torna-se mais alta e mais alta. Portanto em 477MHz frequências do UHF CB os raios de luz podem ser tão ambicionam como seu braço e como vasto como você estão! Raios De Luz do UHF tendem ter mais diretor e elementos de refletor como isto está tanto mais fácil e menor para encaixar.

O Dipole.

O dipole é outro antena Horizontal e também emite ondas horizontalmente e está portanto horizontalmente polarizado. O Dipole está usualmente strung entre dois pólos, mastros ou árvores e é conectado no médio. Em ambos fins há isoladores de modo que o sinal não escapa dentro a terra. O cabo do coaxial é conectado em uma maneira especial. O conductor de centro, que está vivendo, é conectado para uma metade do Dipole e o conductor exterior, terra, é conectada à outra metade. O Dipole é uma antena em duas peças. Cada metade do antena é um comprimento certo, um quarto acena comprimento ou metade um comprimento de onda. A frequência de centro em 27MHz está 11.11m ambiciona, dipoles estão geralmente de peças do wavelength de quarto, assim o wavelength está 2.78m ambiciona e assim cada peça está 2.78m ambiciona. O wavelength de uma frequência é calculada por uma equação que está 300/frequency. Assim 300/27=11.11
A parte viva transmite a + (positiva) separa do sinal e a terra, a - (negativa) separa do sinal. Goste De um circuito ligado eles encontram incerto e criam um circuito perto. Wavelengths explicado em detalhe, mais tarde.

O Stationmaster ou Itron para 27MHz CB.

O Stationmaster é suprido de Aluminium fazendo para cima o onda meio da banda do CB. Isto tem um coil no fundo que principalmente transmite o sinal. O Itron entretanto, tem uma base do sealed contendo um tuner de antena automático. O coil vai tempo. Este tipo de antena fica verticalmente, sendo sobre 5.5 metros ambicionam ou sobre 18ft (Um onda meio) Eles transmitem sinais em polarização vertical, 360 graus.
Um Itron é pictured here. O laço preto no fundo é o co-axial wound de cabo up. Isto previne água que pode obtem dentro a co-axial linha de viajar abaixo o cabo e todo através de fora it. Isto pode estar caro para repor co-axial corridas de cabo, especialmente com RG-213 co-machado costing $3/m.

Co-linear' baseia antenas de estação para 477MHz UHF CB (ou móvel).

Aqui, a escolha é muita mais simples. Quase todo 477MHz baseia antenas que não raios de luz do directional ou "Yagi" arranjos estão de "co-lineares" projeto. Essas antenas omni- directional verticais são usualmente fabricadas do fibreglass e aluminium, e o exterior variante principal a construção e materiais utilizados é sua figura de ganho.
As a maioria das figuras comuns estão 6dB, 9dB e 12dB. Que um tem razão para você? Isto depende quase inteiramente no terreno circundado. A regra geral é que o lisonjeado a terra cerca sua estação, a menos o ganho requerido. A figura de ganho altera-se o ângulo de radiação , esta basicamente sendo seja seu sinal ascende upwards ou permanece relativamente apartamento.

O antena do longwire.

O longwire é muito parecido ao Dipole em bit de aparecimento é diferente eletricamente. Um longwire é conectado em um fim, usualmente unicamente o + é conectado e o - corre reto à terra neste caso. O - pode também ser conectado para um downpipe de água ou estaca de metal na terra. Longwires são utilizado para receptores, e estão comumente utilizados no HF separa do espectro. (HF = Alta frequência, 3 - 30MHz)

O Helical whip ou somente whip.

Helical Whips pictured O Helical Whip é um nome para um antena para C.B, mas também por Amador e arranjos de rádio em dois sentidos comerciais em carros. Um Helical Whip é usualmente suprido em uma vara de vidro de fibra, um fio está lentamente wound para cima ao longo a vara de vidro de fibra. Perto o topo isto ventos dentro um coil e então o smooths fora dentro uma volta comuma gosta de antes o coil. A parte do coil irradia o volume do sinal. Devido ao wavelengths, o antena pôde tem ser o tuned, e que é dado o termo "swer'ing" O "Swer" de uns meios Aéreos, Razão De Onda Ereta. S.W.R é seu nome real. Isto é a razão de ereta ou refletida ondas para rudemente quantos estão saindo. Isto realmente mede a razão de refletida ondas, a reflexão menos a melhor, mais dificuldade de meios de reflexão. Se há uma razão mais grande que 2:1, então componentes no rádio chamado `finais' podem overheat e burnout. As finais são segurança & controladores de força assim nenhuma parte do rádio é danificado, as finais podem ser baratamente repostas (contando com fazem e marca). Alguma cortesia de informação de ( Arqueiro De Visão N9MVF). Como para canção um antena.
O comprimento da antena para 477MHz CB está extremamente critical, o wavelength de 477MHz está cerca 62cm. Para esta razão muitas 477MHz "whips" sai da fábrica pre-tuned. Quarto acena aviões de terra são o a maioria do whips básico. Eles são construído de aço inoxidável ou fio, para mais flexibilidade. Em 15cm comprimento eles são relativley pequeno. Quarto-onda antenas têm umas naturalmente alto ângulo de radiação (explicada em topo) e são melhores utilizadas em país do hilly e com o repeaters, como eles são ideal para carregar o sinal móvel de um ponto baixo tal como seu veículo até um repeater no topo de uma montanha ou edifício de cidade.
O melhor monte posiciona para um onda de quarto está no médio de qualquer superfície do groundplane que pode oferecer ao menos o raio do whip e é unobstructed, tal como o médio de teto de metal do carro.
Centro-carregado helical whips são o próximo subido, com figuras de ganho variando de 3dB para 4.5dB. Esta vontade dá você um relativamente bom "apartamento" sinaliza componente para carro-para-carro direto ou série do simplex, como parede como um bom ângulo para acessar o repeaters. Dipoles são o próximo subido, de um honestamente meio-de-o-estrada 3dB para centro-carregado whips com um alto ganho imagina de algum 6dB.
Você pode também obter antenas do CB móveis para 27MHz até um quarto acena existência de comprimento 2.78m. Isto está não sempre prático para trazer um carro (o antena pode tornar-se danificado facilmente e pode danificar outros objetos também), mas produzimos a melhor radiação de sinal.

Fonte: Site do PX

Código 10

CÓDIGO - 10


Os operadores de rádio adotaram os " 10 em grande parte - código " para perguntas de padrão e respostas. Seu uso permite comunicações mais rápidas e entendendo melhor em áreas ruidosas. Segue a seguinte lista de alguns dos códigos mais comuns e os significados deles/delas.


10-1 = Recebendo pobremente
10-2 = Recepção bem
10-3 = Parada transmitindo
10-4 = OK, mensagem recebeu
10-5 = Retransmita mensagem
10-6 = Ocupe, esteja por
10-7 = Fora de serviço, deixando ar
10-8 = Em serviço, sujeito a chamada,
10-9 = Repita mensagem
10-10 = Transmissão completou e está por
10-11 = Falando muito rapidamente
10-12 = Visitas apresentam
10-13 = Aconselhe Tempo / Estrada condições
10-16 = Ataque pico
10-17 = Negócio urgente
10-18 = Qualquer coisa para nós?
10-19 = Nada para você, devolva para fundar
10-20 = Minha localização é ...
10-21 = Chame através de telefone
10-22 = Informe pessoalmente para ...
10-23 = Esteja por ...
10-24 = Completaram última tarefa
10-25 = Possa você contacta
10-26 = Desconsidere última informação
10-27 = Eu estou movendo para encanar
10-28 = Identifique sua estação
10-29 = Tempo acabou para contato
10-30 = Não conforme a regras de FCC
10-32 = Eu lhe darei um cheque de rádio
10-33 = TRÁFICO de EMERGÊNCIA
10-34 = Aborreça nesta estação
10-35 = Informação confidencial
10-36 = Tempo correto é ...
10-37 = Arruinador precisou a ...
10-38 = Ambulância precisou a ...
10-39 = Sua mensagem entregou
10-41 = Por favor vire para encanar
10-42 = Acidente de tráfico a ...
10-43 = Gravata de tráfico em ...
10-44 = Eu tenho uma mensagem para você
10-45 = Todas as unidades dentro de alcance por favor relatório
10-50 = Canal de fratura
10-60 = O que é o próximo número de mensagem?
10-62 = Impossibilitado a cópia, use telefone
10-63 = Rede dirigiu
10-64 = Rede claro
10-65 = Esperando sua próxima mensagem / tarefa
10-67 = Todas as unidades copiam
10-70 = Incendeie a
10-71 = Proceda em seqüência com transmissão
10-77 = Contato negativo
10-81 = Reserve quarto de hotel para
10-82 = Reserve quarto para
10-84 = Meu número de telefone é ...
10-85 = Meu endereço é ...
10-91 = Conversa mais íntimo a microfone
10-93 = Inspecione minha freqüência este canal
10-94 = Por favor me dê uma conta longa
10-99 = Missão completou, todas as unidades afiançam
10-200 = Polícia precisou a ...

Fonte: Site do PX

Código Q (PX)

CÓDIGO " Q " INTERNACIONAL

QAP - Permanecer na frequência (escuta)
QRA - Nome do operador / nome da estação
QRB - Qual a sua distância?
QRD - Qual a sua localização?
QRG - Frequência ou faixa de operação
QRH - Variação de frequência na estação
QRI - Tonalidade de transmissão ( 1 a 5 )
QRK - Inteligibilidade dos sinais ( 1 a 5 )
QRL - Estou ocupado não interfira
QRM - Interferência de outra estação
QRN - Interferência estática ou atmosférica
QRO - Aumentar a potência da estação
QRP - Diminuir potência da estação
QRQ - Manipular mais rapidamente
QRR - S.O.S. terrestre
QRS - Manipular mais lentamente, devagar
QRT - Parar de transmitir
QRU - Você tem algo para mim?
QRV - Estarei a sua disposição
QRW - A estação "X" me chama em "X" khz/s (canal)
QRX - Aguarde um pouco na frequência (sua vez de transmitir)
QRY - Quando será minha vez de transmitir ?
QRZ - Quem está chamando ?
QSA - Intensidade de sinais ( 1 a 5 )
QSB - Há fading em seus sinais - ou nos meus (esta variando)
QSD - Sua transmissão é defeituosa
QSJ - Taxa, Dinheiro
QSL - Confirmado - tudo entendido
QSM - Repita o último câmbio (câmbio)
QSN - Você me escutou ?
QSO - Comunicado direto ou indireto
QSP - Retransmissão de mensagem de outra Estação
QST - Comunicado de interesse geral
QSU - Transmita ou responda em "X" Khz/s (canal)
QSV - Transmita uma série de "V"
QSW - Transmitirei nesta ou em outra frequência
QSX - Escutarei sua chamada em "X" Khz/s (canal)
QSY - Vou transmitir em outra frequência ou canal
QSZ - Devo transmitir cada palavra ou grupo?
QTA - Anule a mensagem anterior
QTB - Concordo com a sua contagem de palavras
QTC - Mensagem, notícia
QTH - Local da estação - endereço do operador
QTI - Qual o seu destino ?
QTJ - Qual a sua velocidade ?
QTR - Horas
QTS - Queira transmitir seu indicativo
QTU - Horário de funcionamento da estação
QTX - Sairei por tempo indeterminado
QTY - A caminho do local do acidente
QUD - Recebi seu sinal de urgência
QUF - Recebi seu sinal de perigo
OBS: De QAA a QAZ, é de uso exclusivo do serviço Internacional Aeronáutica



Número Algarismos

1 - Primo
2 - Segundo
3 - Terceiro
4 - Quarto
5 - Quinto
6 - Sexto
7 - Sétimo
8 - Oitavo
9 - Nono
0 - Negativo



REGIÕES DA FAIXA DO CIDADÃO


1a - Espirito Santo, Rio de Janeiro
2a - São Paulo 3 a Rio Grande do Sul
4a - Minas Gerais
5a - Paraná, Santa Catarina
6a - Bahia, Sergipe
7a - Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio G. do Norte
8a - Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Amapá, Rondônia, Roraima
9a - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Fernando de Noronha, Ilhas Oceânicas e Tocantins



CÓDIGO FONÉTICO INTERNACIONAL


A - Alfa
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Eco
F - Fox-Trot
G - Golf
H - Hotel
I - Índia J - Juliet
K - Kilo
L - Lima
M - Myke
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebec
R - Roméo S - Sierra
T - Tango
U - Uniform
V - Victor
W - Whisky
X - Ex-Ray
Y - Yankey
Z - Zulu

Fonte: site do PX

Normas / Dicas de PX

ALGUNS REGRAS QUE DEVERIAM SER OBEDECIDAS


1. Não lhe é permitido manter uma conversação com outra estação por mais de cinco minutos sem manter um espaço de alguns segundos para que outras estações tenham chance para usar o canal.
2. Não lhe permitem dinamitar outras estações, usando equipamentos com poder de transmissor ilegalmente ampliado, ou antenas ilegalmente altas.
3. Você não pode usar o seu rádio para promover atividades ilegais.
4. Não lhe permitem usar profanidade.
5. Você não pode transmitir nenhuma música ou jogo em seu rádio.
6.Você não pode usar seu rádio para vender mercadoria ou conserto profissional.



TABELA DE MÚLTIPLOS PARA CABO COAXIAL 50/52 OHMS
FREQUÊNCIA DE 25 / 27 MHz


O cálculo foi elaborado baseando-se na fórmula:
300.00
27 / 25 = 11.06 x 66 = 7.299
7.299 ÷ 4 = 1.825
300.00 = Velocidade da luz
25 / 27 = Frequência em MHz
11.06 = Frequência em metros
66 = Coeficiente de velocidade de R.F. no cabo
7.299 = Comprimento de onda no cabo
1.825 = 1/4 de onda no cabo
1.828 x números ímpares ou seja 3,5,7,9.....17.
Acima de 20 metros aconselha-se usar cabo grosso



COMO SEU RÁDIO PODE O SERVIR


Para Advertir à frente de ups de gravata de tráfico.
Proveja tempo e informação de estrada.
Proveja ajuda rapidamente em evento de emergência ou desabamento.
Sugestione manchas boas para comer e dormir.
Proporciona contato direto seu escritório ou casa.
Faça amigos quando você viajar.
Proveja " informação " local para o achar destino.
Ajude escritórios de execução de lei informando o bêbado e os motoristas despreocupados.
OBS: SÓ USE CANAL 9 PARA MENSAGENS DE EMERGÊNCIA

Fonte: Site do Px

Linguagem do Px

Em primeiro lugar gostaria de salientar que uso de gírias tornou-se hábito entre os operadores desta Faixa distorcendo o uso adequado de uma linguagem clara e formal conforme deve ser toda conversação e está sendo exibida aqui nesta página para esclarecimentos, todavia não deve ser utilizada

LINGUAGUEM DO PX

51 - Aperto de Mão
55 - Felicidades
73 - Abraço
88 - Beijos
144 - Dormir
146 - WC Sanitário
ACOPLAMENTO - Reunião
ÁGUA DE ELOQUÊNCIA - Cachaça
ANA MARIA (AM) - Amplitude Modulado
ANEL - Primo
ANZOL - Polícia Rodoviária
APARATO - Rádio
ASA DURA - Avião
ATRÁS DO TOCO / CORUJANDO - Só Ouvindo
BAILARINA - Caneta
BAIXA FREQUÊNCIA LINHA DE 500 - Telefonema
BALAIO DE GATO - Bagunça no QRG (Na Frequência)
BANDA LATERAL - Rádio com Frequência LSB
BANHEIRA - Mar
BARRA MÓVEL - Automóvel
BARRA NÁUTICA - Barco
BASQUETE - Trabalho
BATENTE - Trabalho / Serviço
BATON A BATON - Pessoalmente (Ela / Ela)
BICORAR / MODULAR - Falar
BIGODE A BIGODE - Pessoalmente (Ele / Ele)
BIGODE A METRO - Pessoalmente
BIGODEIRA - Interferência, Batimento
BIÔNICA - Estação Sofisticada
BOBO - Relógio
BOTINA - Amplificador de RF
BOTINA BRANCA - Médico
BOTINA PRETA - Policia Militar
BREAK - Solicitação de QRG (Frequência Exata)
BRUXA - Ventania
CAIXINHA PRETA - Rádio Transmissor
CÂMBIO ESPADA - Mensagem Longa
CANALETA - Canal
CAPACETE - Sogro
CARGA PESADA - Caminhão
CARGA PESADA BONEQUINHA - Ônibus
CARVÃO - Esposo
CASA DE BEIJO - Motel
CENTELHA - Neto
CHÁ DE PERIQUITO - Chimarão, Mate
CHÁ DE URUBU - Café
CHAPEU DE SCACK - Telhado
CHUCRUTAR - Aumentar os Canais
CHUVA ARTIFICIAL - Banho
COMER BARBANTE - Esperar
COPIAR - Escutar
CORUJA - Escuta
CQ - Chamada Geral
CRISTAL - Esposa
CRISTALINA - Filha
CRISTALISSIMA / PRIMEIRÍSSIMA - Mãe
CRISTALOGRAFIA - Família
CRISTALÓRDE - Filho
CURTO CIRCUITO - Briga
DIAMANTE - Pai
DOIS METROS HORIZONTAIS - Dormir
DUCHA - Tomar Banho
DX - Contato Distante
ESPARADRAPO - Irmão
ESPIRAS - Anos
FEIJÃO QUEIMADO - Amante
FEITICEIRO - Técnico de Rádio
FILAMENTOS - Ligar Desligar Rádio
FIO MARAVILHA - FM
FUNDO DE POÇO - Sinal Fraco
GORDURAMES - Comida
GREGA - Viagem
LAMBARI - Estação Fraca
LEVANTA A SAIA BAIANA - LSB
LILICO - Butina / Butinear
LOURA SUADA - Cerveja
MACACO PRETO - Telefone
MACANUDO - Colega / Camarada / Amigo
MODULAR - Falar
MOSCA BRANCA - Zona de Silêncio
MUNHECA DE PAU - Operador Novato
MUNHECADA - Mancada / Erro
MUSIQUEIRO - Rádio AM FM
ORELHA - Visinho
PAPAI NOEL - Dentel
PARA-RAIO - Sogra
PÉ DE BORRACHA / BARRA MÓVEL - Carro
PÉ DE FERRO - Trem
PÉ DE PATO / BARRA NÁUTICA - Barco
PÉ DE SOLA - A Pé
PERNETA - Colega
PICA-PAU - Manipulador / Telegrafia Linguagem
PIPOCA - Afilhado
PIRAMBEIRA - Sair, Desligar
PITIMBADO - Doente / Quebrado
PORTADORA - Transmissão Sem Audio
PX-MAIOR - Deus
QHT DE DESCANSO - Residência
QTO - Sanitário
RECO-RECO NAS COSTELAS - Abraço
ROGER-ROGER - Câmbio,
RR SANTIAGO - Sinal
SHACK - Local de Estação
TAPETE BRANCO - Papel
TAPETE PRETO - Asfalto
TEREZINHA VASCONCELOS - Televisão
TKS - Obrigado
TRAPIZUNGA - Aparelho de Transmissão
TUBARÃO - Estação Forte
TURMALINA - Namorada
URUBU SAI DE BAIXO - USB
VERTICAL - Conversa Pessoal

Fonte: Site do PX

Legislação do Px

APRESENTAÇÃO

O Serviço Rádio do Cidadão (SRC), também conhecido pelo nome de Faixa do Cidadão (FC), ou simplesmente por seu prefixo "PX", foi regulamentado por portaria do Ministério das Comunicações – Mini Com, hoje ANATEL visando um melhor ordenamento desse tipo de radio comunicação que é praticado na faixa de freqüência de 26.950 Hz a 27.610 Hz, conhecida por faixa dos 11 metros devido ao seu comprimento de onda.



Ao elaborar esta apostila, nosso intuito foi o de ajudar o atual e preparar o futuro usuário da Faixa do Cidadão, não só no que diz respeito a equipamentos e antenas, mas principalmente no tocante a um mais profundo conhecimento da legislação que regulamenta esse tipo de serviço, promovendo desta forma um radioperador bem mais pleno dos seus direitos e deveres, o que por certo irá em muito fazer com que a Faixa do Cidadão venha a se transformar na melhor e mais humana das transmissões amadoras via rádio em nosso país.

PRÓLOGO

A Faixa do Cidadão é uma banda de ondas de rádio, situada na zona mais elevada das freqüências altas (HF), nas denominadas Ondas Curtas.

Ao que se sabe, a FC teve seu primeiro uso em 1947, nos Estados Unidos, e era inicialmente operada em freqüências muito altas, o que limitava em muito a sua utilização por causa de propagação, já que seu alcance era pequeno.

A idéia de sua criação originou-se em reuniões internacionais, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os países desejavam dar aos seus cidadãos um meio de comunicação mais livre, que não tivesse a necessidade de cabos ou fios e ao mesmo tempo sem muita burocracia para sua execução.

Dessa idéia inicial até a plena execução da FC ainda se passaram muitos anos.

Aqui no Brasil existiam muitos obstáculos burocráticos que faziam com que a FC ficasse distante da maioria dos brasileiros, e só com a promulgação do Código Nacional de Telecomunicações, em 1962, foi possível eliminar esses obstáculos.

Hoje a FC está inteiramente ao alcance de todos os brasileiros, desde que se enquadrem em suas normas e suas características sociais de operação.

A Faixa do Cidadão não foi criada para substituir o telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Ela nasceu para permitir um maior campo de experiências aos estudiosos, como melhoria de circuitos, tipos de antenas e equipamentos, além de uma maior aproximação com as demais modalidades de comunicação à distância. Quanto àqueles que não cultivam esse tipo de modalidade de interesse, a Faixa do Cidadão propicia um " hobbie " dos mais salutares, interligando comunidades, prestando ajuda imediata nas mais diversas situações de perigo ou calamidade. Por esse motivo os principais órgãos de proteção, como bombeiros, polícia, defesa civil, etc., utilizam-se desse serviço, 24 horas por dia.

Por tudo isto, você pode ter a certeza de que, a qualquer hora que venha a ligar seu rádio, encontrará sempre um colega atento ao seu chamado, e disposto a lhe ajudar.

Um outro motivo que nos levou a editar esta apostila foi o de alertar quanto a utilização da Faixa do Cidadão. Sabemos que o radio cidadão não vem de Marte, Júpiter ou Netuno. Ele é originário do seio das nossas comunidades, sujeito portanto aos mesmos erros e acertos que qualquer outro ser humano.
O que objetivamos é fazer com que, ao menos na FC, esses erros sejam menores. E isso só será possível a partir de um pleno conhecimento desse serviço. Lembre-se de que a qualquer momento o Ministério das Comunicações, dentro dos poderes assegurados pelo Código Nacional de Telecomunicações, onde colocar a FC em "QRT", ou seja, não permitir sua franca operação. Desta forma, fazemos aqui um apelo dirigido a você, radio cidadão, para que, ao utilizar seu equipamento, o faça de forma consciente, com uma maneira educada, serena e cívica. Agindo assim, teremos uma faixa organizada e digna do seu nome .

A FAIXA DO CIDADÃO

Não existe como parar o som.

Voando a uma velocidade aproximada de 300.000 quilômetros por segundo, ele atravessa os oceanos, os continentes e perfura o próprio espaço sideral. E é nesse fogoso corcel que cavalgam as ondas pelo Rádio Cidadão.

É claro que, para poder alcançar um bom rendimento na propagação do seu som, o radio operador deve conhecer algumas pequenas regras básicas, porém para quem quiser fazer uma boa radio operação.

Rádio Escuta
Sabemos que é muito difícil termos às mãos um belo equipamento e contermos o ímpeto de apertar o botão do microfone (PTT) e por a nossa voz no ar. Porém, recomendamos a você que está iniciando-se na FC, que se contenha um pouco e faça alguns dias de rádio escuta. Escute os que chamam...como chamam. Os que atendem...como respondem. Se você radio escutar vários canais, poderá por exemplo conhecer quais os de maior tráfego de operação, etc.
Cada hora que você dedicar a radio escuta, valerá por meses que fosse passar em uma escola de rádio operação.

.Falando ao microfone.

Pode parecer bobagem, mas algumas coisas que se apresentam como fáceis podem terminar virando algo muito difícil quando temos que realiza-las uma dessas coisa e falar ao microfone. Por não terem nenhum tipo de prática, algumas pessoas tendem a gritar, enquanto outras engolem as últimas silabas.

Alguns rádio operadores geram um enorme tumulto durante seu cambio, por atropelarem as palavras. Esse fato deve-se a não respirarem normalmente.

Para que você um "modular" correto, observe sua maneira de falar.

Se sua boca estiver muito perto do microfone, isso fará com que as palavras saiam entrecortadas; Se muito longe, ficará difícil de você ser escutado em certos fonemas. Uma distancia ideal de cerca de 20 centímetros entre a boca e o microfone. Não fale muito depressa, nem muito devagar, respirando adequadamente para que não fique sem fôlego, diminuindo desta forma sua potência acústica.

Uma boa dica é de você falar ao microfone de um gravador e depois, ouvindo a fita, consertar seus erros.

TRANSMITINDO AS PRIMEIRAS VEZES

Seja tranqüilo. Enuncie seu prefixo de modo correto e completo, como determina a lei.

Não tente se passar por alguém que conhece tudo sobre a faixa do cidadão; lembre-se que todos estão sabendo que você está começando.

Procure manter junto a você um caderno para anotações, onde registrará os indicativos das estações, nomes, endereços dos operadores com os quais você estiver falando.

Clubes grupos e associações:

Nos vemos como uma boa recomendação, que o rádio cidadão, seja ele iniciante ou veterano, freqüente os clubes grupos ou associações existentes na sua cidade. Deste modo poderá ouvir opiniões, ser orientado, combater os problemas da faixa e participar, é claro, das atividades sociais que são promovidas por essas entidades.

Além disto, nos clubes, grupos e associações é possível ao iniciante encontrar indicações sobre equipamentos e seus custos, bem como onde comprá-los.

As entidades de usuários da faixa do cidadão são hoje, no Brasil, em número muito elevado. Portanto, para obter os endereços destas agremiações, uma das melhores maneiras é consultar as delegacias dos ministério das comunicações Anatel; Elas estão instaladas em todos os estados brasileiros e tem interesse em divulgar e ajudar estas entidades.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos utilizados na faixa do cidadão são fabricados em várias dimensões e características.

Existem os portáteis, que se assemelham a pequenos receptores de rádio difusão AM ou FM, mais que na verdade são transceptores. Os móveis, que são destinados a operações em automóveis, embarcações e até mesmo em pequenas aeronaves, e os fixos, que são equipamentos maiores, mais bem elaborados, destinados a instalações residenciais.

Potência

A lei permite a potência máxima de 7 watts para emissões em amplitudes modulada [AM], e de 21 watts para as emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida [single side band]. Porem isso não significa que o transmissor possa Ter sua potência nominal de 21 watts. A potência máxima é de 7 watts que, quando em ssb, eqüivale a 21 watts de um transmissor comum.

HOMOLOGAÇÃO

Por tratar-se de norma obrigatória que equipamentos radio transmissores sejam homologados pelo Mini Com, o usuário não terá problemas quanto aos aspectos técnicos que dizem respeito à estabilidade, potência, modulação, numero de canais, largura da faixa etc. Basta se dirigir a uma das Delegacias do Mini Com e procurar saber se o equipamento desejado pode ser comprado.

CANAIS DE OPERAÇÕES

A faixa do cidadão esta subdividida em 60 canais. Esses canais, que são, no rádio, selecionados por chave próprias, vão desde a freqüência de 26,965 Hz– canal 1 ate 27,605 Hz. canal 60 com espaço de 10 Hz de separação.

COMPOSICÃO DE EQUIPAMENTO

Os equipamentos para Faixa do Cidadão são formados de:

MICROFONE

TRANSMISSOR

RECEPTOR

ALTO-FALNTE

ANTENA


1. MICROFONE


São os componentes que executam a transformação da voz em corrente elétrica que, por sua vez, são levadas ao transmissor.

2. TRANSMISSOR

É o equipamento que recebe a corrente elétrica vinda do microfone e irradia a energia, sob a forma de onda de rádio, levando-a à antena, e desta para o espaço.

Na faixa do cidadão esse equipamento irradiará o máximo de 7 watts. Existem, porém, pessoas que se julgam acima da lei de todos, e utilizam-se de um recurso ilegal e criminoso, colocando entre o transmissor e a antena um aparelho denominado de amplificador linear, que multiplica em vários watts a potência legal, causando todo tipo de transtorno e interferência.

Se você conhece alguém que opera nessas condições, comunique o fato ao seu clube, grupo ou associação para que junto as providencias tomadas.



3.RECEPTOR

E o equipamento que recebe a corrente elétrica captada pela antena, transformado-a em voz e enviado-a ao alto-falante.

4.ALTO-FALANTE

A audição dos sinais recebido podem ser efetuados por fones ou por alto-falantes. Nos fones essa audição é pessoal, não causando perturbação as pessoas que estiverem no ambiente já nos alto-falante a recepção é coletiva pois todos que se encontrarem ao alcance da potência do alto-falante escutarão as mensagens.

5.ANTENA

Antena e o ponto vital nos assuntos de transmissão e recepção das ondas de rádio. É por ela que se vai transmitir ao meio ambiente as pulsações, geradas no transmissor. É também ela que, captando as pulsações, irá leva-las ao alto-falante do receptor.

São vários os tipos de antenas para uso na faixa do cidadão desde o tipo vertical até as mais sofisticadas, com diretores e refletores.

Para os iniciantes, recomendamos a utilização de uma antena omnidirecional, ou, como também é conhecida, antena vertical. Nesse tipo de antena o sinal é irradiado em todas as direções com a mesma intensidade, permitindo também uma recepção com a mesma situação.

As antenas verticais são mais úteis para as comunicações locais, e também para operações móveis.

LINGUAGEM
Pela norma 01A/80, em seu item 20, alínea d, "proferir palavras ou expressões chulas ou em desacordo com a moral e os bons costumes" é infração passível de cassação da licença da estação.

Assim, fale sempre ao microfone exatamente como se gostaria que falassem a você: de uma maneira educada, gentil e com um português claro e bem empregado.

Porém, ao usar o microfone, o operador deve ter sempre em mente que algumas palavras, mesmo ditas de maneira correta, podem sofrer alterações nos sons que compõem e parecer outras. Assim, um três pode parecer seis, ou um B pode soar como um D.

Daí, com a finalidade de promover uma melhor compreensão de determinadas palavras, foram criados alguns códigos de utilização internacional.

ALFABETO FONÉTICO, OU CÓDIGO DA UIT

O Alfabeto Fonético, ou Código da UIT (União Internacional de Telecomunicações), foi criado para dar melhor compreensão das palavras, através da soletração.

A Alpha N November
B Bravo O Oscar
C Charlie P Papa
D Delta Q Quebec
E Eco R Romeu
F Fox S Sierra
G Golf T Tango
H Hotel U Uniform
I India V Victor
J Juliet W Whisky
K Kilo X* X-Ray
L Lima Y Yankee
M Mike Z Zulu


Código Q

Pela norma do Minicom, esse é o único código que pode ser utilizado por radioamadores e radioperadores da Faixa do Cidadão no Brasil. Ele nasceu da Telegrafia e é composto pelo agrupamento de Três letras, todas começadas pela letra Q, que significando uma frase completa.

Voltamos a lembrar que esse é o único código legalizado para operação em fonia ou telegrafia no Brasil, o que pode ser explicado como questão de segurança, para evitar tráfego de mensagens indesejáveis ou proibidas.

Passamos então ao código Q em suas principais agrupações utilizadas no radioamadorismo e na Faixa do Cidadão.

QRA – Nome da Estação

QRG – Freqüência em que opera.

QRH – Há variação na sua (na minha) modulação.

QRI – Tonalidade de transmissão: 1. Boa; 2. Variável; 3. Má.

QRK – Inteligibilidade dos sinais: 1. Má; 2. Pobre; 3. Regular; 4. Boa; 5. Excelente.

QRL – Estou ocupado.

QRM – Interferência por outra estação.

QRN – Interferência por estática.

QRO – Aumentar a potência.

QRP – Diminuir a potência.

QRQ – Manipular mais rapidamente.

QRS – Manipular mais lentamente.

QRT – Parar de transmitir.

QRU – Tem algo para mim?

QRV – À disposição.

QRW – A estação ... me chama em ... Mhz.

QRX – Quando é a minha vez de transmitir?

QRZ – Quem está chamando ? Dê seu prefixo.

QSA – Intensidade dos sinais.

QSB – Modulação cansada.

QSD – Transmissão defeituosa.

QSL – Tudo entendido.

QSM – Repita o ultimo câmbio.

QSN – Você me escutou ?

QSO – Contato direto ou indireto.

QSP – Retransmissão de mensagens.

QSU – Responda em ... Mhz.

QSV – Chame na freqüência ...

QSW – Vou transmitir nessa freqüência.

QSX – Escutarei na freqüência.

QSY – Vou mudar de freqüência, ... Mhz.

QSZ – Devo repetir a mensagem ?

QTA – Cancele mensagem anterior.

QTB – Vamos conferir mensagem.

QTC – Mensagem para você.

QTH – Local da estação.

QTO – Toalete.

Acima damos a você as principais combinações que são mais constantemente utilizadas em radioamadorismo e na Faixa do Cidadão. Porém fique sabendo que o código Q é composto ainda as inúmeras outras combinações, sendo estas de utilização restrita das nossas Forças Armadas.


Interferências

Como todos nos sabemos, o direito de uma pessoa termina onde começa o direito da outra. Essa simples fórmula também se aplica à Faixa do Cidadão.

Ultimamente tem sido crescente o volume de queixas contra usuários da Faixa do Cidadão por parte de donos de aparelhos de som e TV, quanto a interferências que impedem a recepção de programas. Em parte essas queixas são procedentes, mas nem toda a culpa cabe aos operadores de radio Faixa do Cidadão; aparelhos de dentista, aviões, maquinas de soldar, eletrodomésticos e uma infinidade de outros equipamentos, inclusive os próprios televisores ou suas antenas, são também responsáveis pelas interferências.

Nas grandes cidades, o número de estações de rádio cidadão é muito elevado. Suas instalações nem sempre são bem realizadas e como conseqüência surge a interferência. Isso se dá principalmente quando o sinal de TV é fraco e o rádio cidadão é mais forte.

Eliminando Interferências

A interferência causada pelo PX em aparelhos de TV pode ser reduzida ou mesmo eliminada de duas formas. Na primeira, utilizando um transceptor sem alteração técnica e um sistema irradiante (antena) bem ajustado, onde as ondas estacionárias ( que são as ondas geradas no transmissor não conseguem sair pela antena, retornando ao rádio), estejam dentro do limite mínimo de perdas, e em segundo lugar, com a utilização de um filtro passa baixa ou seja um filtro de TVI.

Esse tipo de filtro, de fácil fabricação, é capaz de eliminar quase totalmente a TVI.

Aqui damos um conselho: tente eliminar de todas as maneiras possíveis a interferências em televisores dos seus vizinhos. Lembre-se de que assim como você comprou um rádio e gosta de falar nele, seu vizinho comprou um televisor e gosta de assistir seus programas favoritos e tem pleno direito de fazer isto sem receber nenhum tipo de interferência.

L1 – 10 Espiras unidas, fio 14, 15 mm de diâmetro.

P1 e P2 – Conectores coaxiais

C1 e C2 – Capacitor variável de 100 pf

Perguntas e Respostas sobre a Faixa do Cidadão

Ao longo do nosso tempo de radio operação na faixa do cidadão, temos escutado diversas perguntas referentes às dúvidas dos companheiros. Selecionei algumas dessas perguntas e aqui tentaremos responder dentro de um forma simples e a mais objetiva possível.

O que o Anatel alega, para proibir os operadores da Faixa do Cidadão de constituírem seus próprios equipamentos transmissores?

Não existe nenhuma proibição nesse sentido. O que a legislação exige é que todo equipamento seja homologado ou registrado no Anatel. No caso, homologação para equipamentos produzidos em escala industrial, e registro para os equipamentos fabricados de forma isolada ou em produção artesanal.

Caso o PX venha a fabricar um rádio, é necessário levar o equipamento a um laboratório do Anatel com a respectiva documentação técnica.

Sem dúvida alguma, é um ato trabalhoso e caro, o que torna a construção do aparelho desinteressante.

2) Como fazer tornar-se um radioamador classe C ou B ?

É muito simples. Para se tornar um classe C no radioamadorismo, o candidato deverá prestar provas de conhecimento sobre a legislação do radioamador, enquanto que para a classe B será necessário, além deste conhecimento, prestar também exames de radio eletricidade e Código Morse.

Os clubes e associações de PX são responsáveis integralmente ou recebem do Anatel direitos exclusivos sobre o canal que ficam em QRV ?

Absolutamente. Em nenhuma legislação ou norma que regulamenta o Serviço Rádio do Cidadão existe qualquer citação que outorgue essa "exclusividade".

O que ocorre é que, com a finalidade única de marcar um ponto de radio encontro entre suas associados, as agremiações escolhem um determinado canal, que passa a ser QRV. Porém, é bom que fique bem claro, nenhum radioperador não associado poderá ser proibido de manter seus contatos em qualquer canal, sob pena de vir o clube ou associação a Ter seu registro junto ao Anatel cassado. Além de seus dirigentes ficarem passíveis de serem enquadrados no Código Penal Brasileiro, art. 298, que diz "Interromper ou perturbar serviço de telecomunicações, impedir ou dificultar sua instalação. PENA: Detenção de um a três anos de pagamento de cinco a dez dias - multa".

Eu posso operar no canal 9 ?

A norma 01A/80 determina que o radiocidadão brasileiro pode operar livremente no espectro de freqüência que vai de 26.965 Mhz a 27.065 Mhz.
Portanto, dentro da faixa legalizada para operação. O que ocorre é que este canal foi escolhido para o tráfego de mensagens de emergência internacionalmente. Nele podem ser encontrado Bombeiros, Polícia, Defesa Civil etc. Desta Forma, recomendamos que o radioperador evite modular nesta freqüência, pois mesmo que na sua cidade não exista uma Rede de Atendimento para Emergência formada, devido à propagação você poderá estar interferindo em um atendimento de socorro em andamento em uma outra cidade ou estado.

Legislação

Todos os serviços relativos a telecomunicações (radiodifusão, telefonia, telegrafia, radioamadorismo, faixa do cidadão etc.), seguem os preceitos da legislação e de atos internacionais, bem como regulamentos e normas referentes a sua execução. E isto por todo o território nacional, incluindo seus espaços aéreos e cósmicos, além das suas águas territoriais. É de competência exclusiva da União explorar, direta ou diretamente, por meio de permissão ou concessão, autorizar e fiscalizar os serviços de telecomunicações.

Nos casos de permissões, elas serão fornecidas pelo Anatel, enquanto que as concessão são atribuições exclusivas da Presidência da República.

Tanto as concessões quanto as permissões podem ser rescindas, suspensas ou cassadas .

O estado detém ainda o Direito de, em caso de perigo público, assumir o controle de todo e qualquer serviço, com a finalidade de utilização ou exploração direta, sendo nesses casos assegurados aos permissionários indenização posterior em dinheiro.

O QUE É O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES ?

Criado a partir do inciso III do artigo 199 do Decreto-Lei nº 200, datado de 25 de fevereiro de 1967, o Anatel, é o resultado da absorção do Conselho Nacional das Telecomunicações e do Departamento de Correios e Telégrafos, e obedece à seguinte estrutura regimental:

Estrutura Regimental do Ministério das Comunicações


Capitulo I

Da natureza e Finalidade

Art. Art 1º. O Ministério das Comunicações tem as seguintes áreas de competência:

A) Telecomunicações, inclusive administração, outorga, controle e fiscalização da utilização do aspecto de radiofreqüência;

B) serviços postais

Capítulo Da estrutura Regimental


Art. 2º. O Anatel tem a seguinte estrutura regimental:

Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Ministério de Estado:

a)Gabinete;

b)Secretaria Executiva

Órgãos Setoriais:
a) Secretaria de Controle Interno
b)Consultoria Jurídica

c) Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

d)Subsecretarias de Assuntos Administrativos


III. Órgãos Específicos:

a)Secretaria de Fiscalização e Outorga

Departamento de Fiscalização das Comunicações;
Departamento de Outorga
b)Secretaria de Administração de Radiofreqüência:
Departamento de Planejamento e de Engenharia de Radiodifusão;
Departamento de Gerenciamento de Freqüência.
IV. Órgãos Regionais:
Delegacias Estaduais
V. Órgãos Colegiados:
Conselho Nacional de Comunicações – CNC
VI. Entidades Vinculadas:

a)Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT

b) Telecomunicações Brasileiras S. A. – Telebrás.

Regulamentação do Serviço de Rádio do Cidadão – SRC é regulamentado por normas e instruções oriundas do Ministério Das Comunicações.

A partir de agora você irá conhecer a Norma 01A/80, que regulamenta este tipo de serviço




M.C. DENTEL – NORMA 01A/80 – SERVIÇO RÁDIO DO CIDADÃO (APROVADO PELA PORTARIA Nº 218 – MC, DE 23.09.80 PUBLICADA NO DOU DE 0.10.80).


DEFINIÇÃO

l- O serviço Rádio do Cidadão é o serviço de radio comunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas naturais, utilizando o espectro de freqüência compreendido entre 26,96 Mhz e 27,61 Mhz.


É facultada a execução do Serviço às associações representativas de seus usuários, reconhecidas pelo Ministério das Comunicações, bem como aos Corpos de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, polícias civis e militares, polícia rodoviária e demais órgãos públicos ou entidades que, a critério do Agencia Nacional de Telecomunicações- Anatel, possam atender a situações de emergência.
É facultado o uso dos canais 59 (27,595 Mhz) 09 (27,065 Mhz) e 19 (27,185 Mhz), para uso em rodovias, às pessoas jurídicas, em atendimento a usuários do Serviço Rádio do Cidadão.

Finalidade do Serviço

O serviço de Rádio Cidadão destina-se a:
. proporcionar comunicações em radiotelefonia, em linguajem clara, de interesse geral ou particular ;
.atender a situações de emergência, como catástrofes, incêndios, inundações, epidemias, perturbações da ordem, acidentes e outras situações de perigo para vida, a saúde ou a propriedade;

. transmitir sinais de telecomandos para dispositivos elétricos.


b) É proibido cobrar qualquer espécie de remuneração ou retribuição pela execução do serviço.


Canalização


A faixa do espectro de radiofreqüências entre 29,96 Mhz e 27,61 Mhz está dividida em 65 canais com separação de 10 Khz entre portadores adjacentes com largura de faixa ocupada de 8 Khz por canal, de acordo com a seguinte canalização:


CANAL FREQÜÊNCIA

01 26,965
02 26,975
03 26,985
1T 26,995
04 27,005
05 26,015
06 26,025
07 27,035
2T 27,045
08 27,055
09 27,065
10 27,075
11 27,085
3T 27,095
12 27,105
13 27,115
14 27,125
15 27,135
4T 27,145
16 27,155
17 27,165
18 27,175
19 27,185
5T 27,195
20 27,205
21 27,215
22 27,225
23 27,235
24 27,245
25 27,255
26 27,265
27 27,275
28 27,285
29 27,295
30 27,305
31 27,315
32 27,325
33 27,335
34 27,345
35 27,355
36 27,365
37 27,375
38 27,385
39 27,395
40 27,405
41 27,415
42 27,425
43 27,435
44 27,445
45 27,455
46 27,465
47 27,475
48 27,485
49 27,495
50 27,505
51 27,515
52 27,525
53 27,535
54 27,545
55 27,555
56 27,565
57 27,575
58 27,585
59 27,695
60 27,605


c) Os canais compreendido na faixa de 26,957 e 27,283 Mhz devem aceitar qualquer interferência prejudicial que possa ser causada pelas emissões utilizadas com fins industrias, científicos e médicos.

d) As estações poderão operar livremente em qualquer dos canais citados nesta norma, executando-se os destinados a atender situações de emergência, chamada e escuta, ao uso em rodovias ou à transmissão de sinais de telecomando.

e) É vedada a utilização simultânea de mais de um canal por qualquer estação.

f) O canal 9 (27,065 Mhz) é restrito ao trafego de mensagens referentes a situações de emergência em todo o território nacional.

g) O canal 11 (27,085 Mhz) é restrito a chamada e escuta em todo território nacional.

h) As estações do telecomando poderão utilizar qualquer um dos seguintes canais: 1T, 2T, 3T, 4T, 5T.

O canal 24 (27,245 Mhz) poderá também ser utilizado para telecomando.

i) Às estações de telecomando não é permitida a transmissão de qualquer outro tipo de informação.

j) Na execução do Serviço Rádio do Cidadão somente serão utilizados equipamentos homologados pelo Ministério das Comunicações.

k) No caso de comprovada necessidade, será permitida a utilização de equipamentos registrados pelo Ministério das Comunicações,

Características técnicas

l) Todos os equipamentos destinados ao Serviço Rádio Cidadão deverão satisfazer, pelo menos, aos seguintes requisitos:

m) Os transmissores deverão ser modulados em amplitude e a máxima largura da faixa ocupada pelas emissões em fonia não deverá exceder a 8Khz para modulação em faixa lateral com portadora suprimida.

n) A banda passante de áudio deverá iniciar o corte em ...2,5 Khz com 1 Db / oitava como índice mínimo.

o) A atenuação do segundo harmônio ou de outras emissões espúrias iguais ou maiores deverá ser superior a 60 Db, em relação à portadora para emissões em faixa lateral dupla, ou em relação à potência de pico de envoltório para emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida.

p) A atenuação da portadora e da faixa lateral não desejada, para equipamentos que utilizem emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida, deverá ser maior do que 40 Db em relação à faixa lateral desejada.

q) Os transmissores para telecomando deverão ser modulados em amplitude empregado tons de telegrafia por onda contínua, devendo a máxima largura da faixa ocupada não exceder a 8 Khz e a atenuação de emissões não essenciais ser superior a 40 Db, em relação a portadora.

r) A estabilidade de freqüência deverá ser igual ou melhor que ... +0,005% para variações de temperatura de –5ºC e para variações de mais ou menos 15% da tensão nominal de alimentação.

s) A potência média permitida à saída do transmissor será de: 7 W para telecomando – potência da portadora; 7W para emissões em faixa lateral dupla – potência de portadora; 7W (21W PEP) para emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida.

Competência para Fiscalização

t) A fiscalização do Serviço Rádio Cidadão será exercida pelo Anatel.

LICENCIAMENTO

u) A Licença de Estação é o documento emitido pelo Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL, pelo qual fica autorizada a instalação e operação da estação do Serviço Rádio do Cidadão.

v) Complete ao diretor – Geral do ANATEL expedir Licença de Estação.

x) Para cada estação será expedida uma licença.

z) O licenciamento é obrigatório para todas as estações com equipamento de potência superior a 100 mw ( cem miliwatts ).

É facultada ao interessado requer o licenciamento opcional das estações com potência igual ou inferior a 100 mw.
A licença de Estação será expedida a título precário, podendo ser cancelada por necessidade técnica ou conveniência do serviço, suspensa ou cassada, sem qualquer direito a indenização.
O pedido de licenciamento para execução do Serviço Rádio do Cidadão far-se-á de acordo com os procedimentos e formulários adotados pelo ANATEL.
O licenciamento que tiver cassada sua licença só poderá pleitear novo licenciamento após o decurso do prazo de 2 anos.


TAXAS DE FISCALIZAÇÃO

É devido pagamento das taxas de fiscalização de telecomunicações pela execução do Serviço rádio do Cidadão.

ee)O valor das taxas eqüivale à Quinta parte do maior valor de referência vigente no país.

ff)São isentas destas taxas as estações de potência inferior ou igual a 100 mV, não licenciada.


INDENTIFICAÇÃO DAS ESTAÇÕES


gg)As estações licenciadas serão identificadas por um indicativo de chamada, composto do prefixo PX, do número correspondente à região do Brasil e de complemento alfanumérico.

hh)Para esse efeito, o Brasil está dividido nas seguintes regiões:


Espirito Santo e Rio de Janeiro -------------------------------1

São Paulo ----------------------------------------------------------2

Rio Grande do Sul ----------------------------------------------3

Minas Gerais ----------------------------------------------------4

Paraná e Santa Catarina --------------------------------------5

Bahia e Sergipe --------------------------------------------------6

Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte ----------------------------------------------------------------------7

Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Amapá, Rondônia e Roraima ----------------------------------------------------------------------8

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Fernando de Noronha e Ilhas Oceânicas -----------------------------------9



OPERAÇÃO DAS ESTAÇÕES

i)Na operação das estações, deverão ser obedecidas as seguintes regras:

jj)Antes de transmitir, o operador deverá verificar se o canal esta livre;

ll)Nenhuma chamada será repetida mais de três vezes consecutiva, passando o operador imediatamente à escuta;

Uma vez estabelecida a comunicação, em cada câmbio, deverá ser mencionado o indicativo de chamadas de ambas as estações em contato;
O indicativo de chamada será sempre declarado completo, sem supressões ou acréscimo de qualquer espécie;
Nenhuma transmissão entre estações excederá a duração de 3 minutos, exceto nos casos de emergência.
mm) As estações de telecomando estão dispensada das presentes regras, devendo seus operadores limitar as transmissões ao tempo estritamente necessário ao controle.

PENALIDADES E INFRAÇÕES

nn)As penalidades por infração desta norma são:



Advertência;
Multa, até 1/10 ( um décimo ) do valor máximo atualizado;
Suspensão da execução do serviço, até 30 dias;
Cassação da licença de estação.
oo)Quando houver a prática de duas ou mais infrações, idênticas ou não, as penalidades serão cumulativamente aplicadas, não podendo, no total, ultrapassar o grau máximo previsto.
pp)No concurso de infração a esta Norma e de crime ou contravenção, o processo penal terá procedência sobre o administrativo.

qq) Se o DENTEL constatar a ocorrência de crime ou contravenção praticado na execução do serviço, a representação será dirigida à Polícia Federal no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

rr)A advertência será aplicada, por escrito, quando o descumprimento de disposição desta norma seja capaz de desvirtuar a correta utilização do serviço e não estiver capítulo em penalidade mais grave.

ss)Constituem infrações puníveis com multa:

omitir o indicativo de chamada ou declara-lo co supressões ou acréscimos;
não portar o original da licença ou não conserva-lo em local visível, junto à estação;
não cumprir, no prazo estipulado, exigências feitas pelo DENTEL;
reincidir em situação que já tenha motivado a aplicação de advertência;
tt)Constituem infrações puníveis com suspensão da execução do serviço:
transmitir música, discursos, disputas esportivas ou gravação magnetofônica de qualquer natureza; as gravações poderão ser admitidas nos casos de emergência;
intercomunicar-se deliberadamente com estações não licenciadas;
introduzir modificações técnicas no equipamento ou realizar transmissão em caráter experimental, de modo a prejudicar a operação de outras estações;
conectar o equipamento a linha telefônica;
não realizar pagamento da taxa de fiscalização das telecomunicações;
reincidir em ocorrência que já tenha motivado multa;
uu)Constituem infrações com cassação da licença da estação:
empregar potência superior a permitida ;
tratar, nas transmissões, de assunto político, religioso ou racial ou qualquer outros que possam dar motivos a polêmica;
utilizar código de transmissão diversos do código ‘Q’;
proferir palavras ou expressões chulas ou em desacordo com a moral e os bons costumes;
operar em freqüências diferentes das previstas nesta Norma ou provocar interferências propositais;
cobrar ou receber qualquer espécie de remuneração em razão de serviços prestados a terceiros;
impedir ou dificultar a ação do agente fiscalizador do Anatel;
praticar ou permitir que se pratique crime ou contravenção mediante utilização de transmissores originadas da estação;
reincidir em ocorrência que já tenha motivado a aplicação de suspensão da execução do serviço.
vv)Na aplicação ou na fixação da penalidade, serão considerados antecedentes, bem como a intensidade do dolo ou grau de culpa, e os motivos, circunstâncias e conseqüências da infração.
xx)A aplicação e fixação das penalidades previstas nesta Norma compete:

Aos Diretores Regionais do DENTEL, a advertência, a multa e a suspensão da execução do Serviço, até 10 (dez) dias;

Ao Diretor da Divisão de Fiscalização do DENTEL, a suspensão de 10 (dez) dias a 30 (trinta) dias;

Ao diretor – Geral do DENTEL, A CASSAÇÃO DA LICENÇA DE ESTAÇÃO.
zz)A aplicação da penalidade será precedida de parecer do órgão competente do DENTEL, notificado previamente o infrator para exercer o direito de defesa no prazo de 5 (cinco) dias, contatos da data do recebimento da infração por carta registrada com aviso de recebimento (AR).

Reconsiderações e Recurso

aaa)Da aplicação de penalidade caberá pedido de reconsideração e, em seguida, recurso para autoridade imediatamente superior, apresentados no prazo de 30 (trinta) dias, contatos da data de recebimento da respectiva notificação por carta registrada com aviso de recebimento (AR).

Bbb) O pedido de reconsideração e o recurso têm efeito suspensivo, a não ser no caso de alínea ‘h’, do item 20 desta Norma.



Esse texto foi originalmente concebido PX6A-0719 Sr. Mario Oliveira.
­Fonte: Site do PX

terça-feira, 22 de julho de 2008

Essa seção é destinado ao operador iniciante de Rádio Amador


Outros podem ter muitos anos de RadioAmadorismo mas basta um pequeno QRL e talvez este precise urgentemente se atualizar com as novas maneiras de operar, conhecer novos equipamentos e quem sabe, aprender alguma coisa aqui. A lista abaixo é uma coletânea de algumas palavras que tanto aflige o operador iniciante e a mim pois tenho que responder todos os dias as mesmas perguntas.

Casador de impedância:
O Casador de impedância é um pequeno aparelho que não necessita de voltagem para funcionar. É uma pequena caixa de preferência metálica com 2 conectores fêmea na traseira e 2 botões frontais que sintonizam a impedância no cabo.
Internamente esse simples aparelho possui um indutor (uma bobina) entre 2 variáveis de uns 500 pf. Geralmente é usado para evitar que uma estacionária alta (conhecido como ROE alto) proveniente de uma antena mal sintonizada ou com defeito possa atingir o rádio a fim de evitar a queima do transistor de transmissão. Esse aparelho não corrige os problemas da antena que funcionando mal, diminui a qualidade de transmissão e recepção sendo então muito necessariamente ser consertada. Também serve para corrigir erros de impedância entre a botina e o rádio.

Antena direcional:
As antenas são elementos muito importantes para a estação e a forma física que elas são feitas, faz uma grande função na onda e define muitas formas de funcionamento. Alguns que desconhecem impedâncias, direções, polarizações e tamanhos, pensam que antena é apenas uma vareta colocada no alto do telhado. As antenas montadas no formato direcional e polarizadas no sentido vertical, é muito usada para contatos especialmente entre 2 pontos distintos enquanto que as polarizadas no sentido horizontal, são mais usadas para DX (falar para outros estados brasileiros ou até para outros países) usufruindo da propagação. Antenas direcionais são feitas exclusivamente para transmissões direcionadas para uma direção especifica e são facilmente identificadas pelo sentido horizontal de todas as suas varetas.

Antena vertical:
As antenas montadas no sentido vertical, tem vários formatos variados umas das outras mas todas efetuam as mesmas características que consiste em transmitir e receber em todas as direções diferenciando apenas os seus ganhos em db.
As antenas verticais são mais usadas que as horizontais porque permite uma irradiação mais uniforme para todos os lados permitindo contatos entre todos os participantes de uma "rodada".

Cabo de 50 ohms:
Os cabos blindados para antenas para PX ou Radioamador devem ter a impedância certa de 50 ohms. Esse é o valor usado em todos os transceptores para Radioamador ou PX. Existem cabos de outras impedâncias e são bem parecidos com os de 50 ohms. As diferenças de impedâncias nos cabos implicam com a sua espessura, mas muitos cabos grossos, ainda podem possuir a mesma impedância de cabos finos mas com vantagens como a durabilidade e a potência em RF que pode suportar.

Cabo de 75 ohms:
Os cabos blindados de 75 ohms são especialmente usados para antenas de televisão. Mas algumas antenas de PX ou Radioamador como as dipolos, podem funcionar melhor com o uso de cabos de 75 ohms.
Como descrito no item acima, os cabos que transportam a RF até a antena (linha de transmissão), devem ter seu valor em ohms correto para que a perda por metro não seja maior que o esperado.

Repetidora:
Na faixa das freqüências acima de uns 100 MHz, as estáticas vindas do sol, além de ser em quantidade menor que as freqüências mais baixas, já começam a se perder no espaço depois que refletem na terra. Isso traz muitas vantagens como construções de antenas mais poderosas, receptores mais sensíveis e o uso de repetidoras.
Repetidora são aparelhos e antenas instalados geralmente em locais muito altos com a finalidade de repetir a transmissão facilitando contatos muito mais distantes entre duas ou mais estações. Consiste em 2 (ou mais) rádios sendo um recebendo e o outro re-transmitindo o som vindo do primeiro rádio com uma certa diferença de freqüências entre eles. Essa diferença é padronizada para cada serviço, mas não por todos. Os Radioamadores que usam a faixa entre 144 MHz a 148
MHz, utilizam a diferença de 600 kHz (0,6 MHz), os Radioamadores que usam a faixa de 430 MHz a 450 mhz, utilizam a diferença de 5000 khz (5,0 mhz) e a faixa marítima que funciona em torno de 156 mhz a 162 mhz, utiliza a diferença de 4,600 khz (4,6 mhz). Porém muitos serviços como Rádio-táxi, Hospitais, Bombeiros, Polícia e muitas empresas particulares, utilizam rádios em repetidoras com as diferenças de freqüências dos mais variados. Algumas repetidoras muito usadas em Rádio-táxi, funcionam de forma casada com 2 rádios, Um de UHF e o outro de VHF sendo que um transmite repetindo o que o outro recebe e vice-versa.

Propagação:
Para a alegria dos aficionados em rádio, existe na natureza, um elemento que envolve nosso planeta responsável pela reflexão de certas freqüências de rádio funcionando como um satélite natural permitindo que as emissões de rádio, alcançam distancias intercontinentais. A ionosfera é a terceira camada acima do solo terrestre entre 80 a 400 km formada de diversos elementos ionizados enriquecidos pelas atividades solares com variações a cada hora do dia que determina o
que chamamos de propagação. Graças a ela, é possível fazer contato com o Brasil e algumas partes do mundo mas quando isso fica difícil, dissemos que a propagação está fechada. A ionosfera pode refletir com eficiência, freqüências que vão de alguns khz até 70 mhz, mas dependendo de certas condições raras ocorre reflexões eficientes de até 100 mhz.

BIP:
Um simples sinal sonoro ao final do "cambio" é um bip que avisa que a outra estação parou de falar. Esse sinal pode ser um simples tom ou diversas notas em forma de código para que um painel instalado na base da outra estação Radioamadora identifique o rádio que está transmitindo. Esse método é muito usado nos rádios de Cooperativas de táxi.
Infelizmente estão sendo instaladas placas de pequenos circuitos vendidos nos camelôs em forma de chaveiros que produzem efeitos sonoros especiais como musicas, explosões, gritos e outros sons conhecidos para personalizar o bip sem o conhecimento dos efeitos nocivos que esses circuitos provocam nos rádios.

Telecomandos:
Em meados de 1962 quando foram inventados os primeiros 23 canais na faixa dos 27 MHz, (canais de PX), foram incluídos mais 5 entre os canais 3, 7, 11, 15 e 19 destinados a telecomandos e portanto todos os rádio fabricados na faixa de PX mesmo os atuais de 40 canais, teriam que pular essas freqüências. Isso quer dizer que qualquer brinquedo de controle remoto fabricado nessa época teria que ser fabricado funcionando em um desses 5 canais.
Porém os usuários da faixa PX têm aumentado muito e os fabricantes de aparelhos e brinquedos, tiveram que "fugir" dessas freqüências para outras mais elevadas e seguras e nesse caso, as freqüências de telecomando foram abandonadas.
Atualmente são muito usadas por pessoas que possuam rádios chucrutados que funcionam nesses canais.

Tabelas de rádio:
Atualmente a maioria dos rádios fabricados na faixa de 27 MHz (PX) possui apenas 40 canais e sempre há uma necessidade de aumentar esse número para o máximo possível sem forçar componentes ou desestabilizar as freqüências internas. Quando isso é feito, são acrescentadas ao rádio algumas chaves extras ou é usado algumas das chaves já existentes no painel se estes não tiverem muitas utilidades. O número de canais apresentados no dígito ainda é o mesmo e para que se tenha um controle desses novos canais, é apresentado uma tabela de canais que consiste em uma folha (ou folhas) com as indicações das chaves e os números dos dígitos com os novos canais indicados.
Alguns rádios já vem de fábrica com canais além dos 40 porém sem mudar os dígitos e apresentando chaves especiais para que se tenha acesso a eles. Mas os fabricantes não apresentam uma tabela representativa pra isso e nesse caso faz-se separadamente uma tabela apropriada.

Antena dual banda:
As antenas de Radioamador têm suas formas e funcionamentos dos mais variados e muitas delas fazem coisas que parecem mágica e que fica difícil acreditar. Entre essas coisas, estão as antenas Dual banda que funcionam conjuntamente em UHF e VHF com a possibilidade de transmitir em uma freqüência enquanto recebe na outra sem que nenhuma interferência aconteça entre essas bandas.

PT5, PT6, PT8 etc...:
As antenas PT são na realidade uma cópia fiel das antigas e famosas antenas de autoria americana com o nome de HIGAIN.
Essas antenas possuem uma bobina que copia as mesmas características das antigas antenas da marca LAFAIETTE que carinhosamente receberam o nome de "dinamite" por ser muito parecida com uma banana de dinamite.
Muitos fabricantes de antenas aderiram a esse método inventado pela LAFAIETTE copiando quase que fielmente as antenas da HI-GAIN apenas mudando o nome e a qualidade do material empregado. O número que segue o nome, é a quantidade de radiais que a antena possui.

Ponta a ponta:
Quando duas ou mais estações estão se comunicando entre si na mesma frequência sem o auxílio de uma repetidora artificial, diz se que estas estações estão ponta a ponta. O termo também é empregado se houver ajuda de uma repetidora natural (propagação pela ionosfera), pois as freqüências que estas estações operam ainda são sempre as mesmas não necessitando o uso de um "off-set" como acontece quando se usa uma repetidora montada artificialmente.

Eletreto:
Até meados de 1990, as cápsulas de microfone de qualquer transceptor eram sempre feitas com uma fina bobina colada ao diafragma acompanhadas de um imã fixo para identificar as variações da voz quando a bobina é movimentada pelo diafragma. Esse é o sistema dinâmico, pois a bobina possui um valor que varia de 200 a 700 ohms.
Atualmente a maioria dos fabricantes de rádios transceptores adotou o eletreto como cápsula. Esses componentes de valor interno de até 1200 ohms (1,2 k) consistem em um transistor especial com um dos seus elementos ativos ligados ao um fino metal que detecta a voz e transfere ao transistor que amplifica e transfere ao rádio. Esse método é muito mais eficiente e durável, mas é necessário um pequeno circuito eletrônico para polarizá-lo porque não funcionam se ligando diretamente ao rádio.

Duplexador:
São fabricados atualmente muitos transceptores com mais de uma banda padrão. São denominados Dual band porque possuem 2 bandas geralmente UHF e VHF, Ttrial band porque possuem 3 bandas como UHF, VHFL e VHFH e Multi band porque possuem muitas bandas (ou banda corrida) como 10 metros, 11 metros, 15 metros, 40 metros, 80 metros etc... Alguns desses transceptores vêm de fábrica com vários conectores de antena para funcionar com uma antena apropriada em cada conector. Mas existe muitos modelos de antenas modernas com capacidade para funcionar em mais de uma banda com apenas 1 conector e 1 único cabo. Nesse caso é necessário o uso de um duplexador que é um pequeno aparelho com 1 conector em um dos lados e 2 ou 3 conectores no outro lado. Sua função é ligar vários rádios de bandas diferentes (ou rádios dual band) em uma única antena dual ou trial...

Off-Set:
Esse estranho termo em Inglês nada mais é que a diferença que um rádio faz entre transmissão e recepção quando em uso com uma repetidora artificial. Em determinadas freqüências como as faixas de Radioamador em VHF e UHF ou nas faixas marítimas, o off-set é padrão (sempre o mesmo valor para toda a faixa), mas em outras faixas como as comerciais, serviços, polícia etc... é diferente entre eles.

Medidor de ROE:
Existe uma necessidade de se saber se antena está realmente casada com a freqüência de operação do transmissor.
Isso é muito importante para o perfeito funcionamento do sistema e evitar que haja queima de componentes importantes.
Para saber se a antena está legal, usa-se um pequeno aparelho portátil que não precisa ser ligado a rede elétrica que se chama Medidor de R.O.E. Esse simples aparelho possui 2 conectores, 1 ponteiro (vu), uma chave HH e um botão para ajuste fino. Ele é ligado entre o transmissor e a antena usando um pequeno rabicho (veja rabicho) e assim é possível saber a quantidade de retorno da antena que não pode ser maior que 1:1,5.

PLL:
Os primeiros transceptores usavam um tipo de sintetizador controlado a cristais que junto faziam umas séries de canais com bem menos cristais. Para se conseguir 23 canais, eram necessários 14 cristais e isso era muito ainda. Foi então inventado um integrado PLL que acabou de vez as grandes quantidades de cristais dentro do transceptor. Atualmente um rádio fabricado com PLL possui no máximo apenas 4 cristais (não conta os cristais de filtro do receptor).
Convém lembrar que é através do PLL que é possível aumentar o número de canais de um transceptor, mas no Brasil, esse tipo de componente é em alguns casos quase impossível de conseguir e custa caro.

Sobremodular:
Em termos normais, modular significa falar ao microfone inserindo módulos que são representados pela voz do operador a portadora de transmissão que podem ser em amplitude, freqüência ou cw. Sobre-modular é transmitir na mesma freqüência do colega e ao mesmo tempo tentando falar por cima dele e certamente conseguirá fazer isso para quem está mais próximo.
Não é correto tentar "sobre-modular o colega" pois isso é considerado falta de respeito ao amigo que não sabe que está sendo atrapalhado.

Antena fantasma:
Antena fantasma também chamada de carga fantasma é um tipo de antena que não tem varetas, polarização ou direção, mas tem impedância correta de 50 ohms. Consiste em uma lata razoavelmente grande com um único conector fêmea instalada em um dos lados e contendo em seu interior alguns resistores de carvão com potência de até 2 watts cada ligados em paralelo para diminuir a tolerância e muita areia para dissipar o calor produzido assim uma carga de 50 ohms com capacidade de suportar até 500 watts dependendo da montagem.
Essa montagem estranha funciona como uma antena comum a qualquer freqüência oferecendo um valor de ROE 1:1, mas sem irradiar a transmissão possibilitando qualquer tipo de teste ao transmissor ou botinas sem importunar os colegas ou causar interferências em qualquer aparelho mesmo muito próximo. Essa carga fantasma pode ser facilmente encontrada nas lojas de antenas para o Rádio-Amador, mas sua montagem é tão simples que quase todos poderá montar um. Consiste em colocar um conector fêmea ligado a 4 resistores de carvão (não serve usar resistores de fio) no valor de 220 ohms e 2 watts cada em paralelo colocados dentro de uma lata tampada e totalmente cheia com areia.

Jogar portadora:
Ao exato momento que o PTT é apertado, o rádio começa a transmitir um sinal de RF na freqüência do canal escolhido e agora é só falar. Esse é o procedimento padrão para o uso do rádio transceptor e assim se faz muitos amigos. Porém é com esse mesmo procedimento que se faz possível interferir em outra estação e arrumar inimizades. Basta transmitir junto com a outra estação propositalmente e não falar nada ou fazer barulho. Isso é jogar portadora e é uma prática ruim.

Retorno de áudio:
Retorno de áudio é uma moda atual não muito aceita por mim ou pelos técnicos de rádio transmissores (mesmo). A arte de ouvir a própria voz no autofalante do rádio causa microfonias e impede de se usar microfones sensíveis ou amplificados. Além de obrigar o integrado de áudio trabalhar mais intensamente que o normal. Alguns modelos de rádios Americanos como o VOYAGER, já vem de fábrica com câmara de eco e conseqüentemente o retorno facilitando a calibragem do eco. Mas leva-se em conta que a modulação ainda é de fábrica com apenas 60% de sensibilidade e ganho funcionando bem com o retorno mas fica muito difícil fazer qualquer trabalho de melhoria na modulação ou potência.

Botina ou bota:
Um aparelho valvulado ou transistorizado que tem a finalidade maior de aumentar a potência de um transmissor, recebeu o nome de Botina ou bota porque o que ele faz é dar um "chute" na RF para ir mais longe. O nome correto é Amplificador linear de RF porque amplifica a RF que sai do transmissor para um número maior de watts permitindo "chegar" mais longe. Em alguns modelos de "botina", os fabricantes incluem um outro circuito chamado de booster capaz de amplificar a recepção do transceptor em até 40 watts.
É muito importante dizer que É PROIBIDO o uso desse tipo de aparelho se usado na faixa dos 11 metros (PX) e nem todos os Radioamadores poderão usar dependendo da classe da licença e potência do linear.

Câmara de eco:
Alguns modelos de rádios da marca Voyager, Galaxie, Alan e outros, já estão sendo fabricados com uma placa de eco no seu interior com a finalidade de produzir um lindo efeito de eco na modulação. A placa de circuito desses modelos, possuem tomadas especiais prontas para a colocação desse tipo de eco, mesmo os modelos que vem como opcional ou não. Essas placas de eco são fabricadas para funcionar em qualquer rádio transceptor por estarem preparadas para drenar invasões de RF. PTT's fabricados com eco e outras placas externas para eco para receber o próprio PTT do rádio, também são recomendados.
Jamais coloque outras placas como pedais de guitarra ou aparelhos de efeitos fabricados para mesas de PA.

Modular:
Modular é o mesmo que falar ao microfone quando o rádio está em transmissão. Esse termo é usado porque a portadora de transmissão tem sua ondulação em forma de módulos de acordo com o tipo de modulação. Quando o PTT é apertado (pressionar a tecla lateral), o transmissor transmite, mas somente a portadora e quando se fala ao microfone, essa portadora modula de acordo com a voz do operador.

TVI:
Quando surgiram os primeiros Radioamadores, Ainda não existia a televisão e os aparelhos sonoros como o rádio, era, valvulado com muito pouco risco de sofrerem interferências de um transmissor próximo. As primeiras interferências registradas apareceram quando surgiu a televisão e foi denominada TVI (tv interferência).
Atualmente existem muitos aparelhos com sensibilidade suficiente de sofrerem essas interferências como o computador, telefones, rádios e até sons e se ocorrerem, diz-se estar causando TVI.

Quadra Cúbica:
São muitas as variedades e tipos de antenas com capacidades, polarizações e direções variadas. Dentre todas, a mais famosa é a Quadra Cúbica (cúbica de quadro) porque confere todos os itens das melhores antenas. Considerada uma antena de luxo,a quadra cúbica é uma antena poderosa de tamanho pouco exagerado em comparação as outras da mesma banda mas polariza vertical e horizontal simultaneamente e possui grande capacidade de direção e potência. Sua aparência lembra vários quadros (dependendo da quantidade) em fila sendo umas menores e outras maiores.

Batimento de onda:
Ao receber duas ou várias emissoras de rádio operando quase ou na mesma freqüência, ocorre um tipo de apito que é gerado pelo "batimento de onda" dessas emissoras. Isso acontece muito nas faladas ondas curtas por causa da propagação que permite receber em intensidades aceitáveis emissoras de rádio de várias localidades do mundo sem que uma atrapalhe a outra.

Ouvir a entrada:
Ouvir a entrada é um termo muito usado nas freqüências altas que já se faz necessário o uso de repetidoras. Uma repetidora usa sempre 2 freqüências para funcionar sendo uma na entrada e outra na saída. Quando se usa uma repetidora, o transceptor estará recebendo na freqüência de saída enquanto que o colega transmitindo estará na freqüência de entrada e vice-versa. Para saber se é possível ouvir a transmissão do colega vindo diretamente do transmissor dele, basta programar o rádio para receber a freqüência de entrada da repetidora.

Filtro de cavidade:
O filtro de cavidade é uma peça importante e obrigatória por lei em qualquer repetidora instalada no Brasil tanto para o Radioamador como para qualquer outra empresa. É formada por dois, três ou quatro grandes bobinas uma ao lado da outra para filtrar e deixar passar somente a freqüência desejada ignorando interferências vindo de outras repetidoras e até mesmo o canal ao lado. Essa peça é muito importante e traz grandes benefícios.

Sub-tom:
Esse recurso especial somente encontrado nos rádios VHF e UHF, permite bloquear interferências indesejáveis tanto provocado por outras estações como estáticos. É o Sub-tom que funciona como uma senha para liberar o squelch ou fazer outras funções importantes que são os mais variados. Se um rádio estiver com seu receptor bloqueado por um dos números de sub-tom, este somente aceitará ou vai abrir o som se a estação que receber conter em sua portadora o mesmo número de sub-tom. São cerca de 45 sub-tons diferentes e seu uso é bastante semelhante ao controle remoto podendo ligar ou desligar repetidoras, diminuir potências, gravar mensagens, ligar outros aparelhos e muitas outras funções.

Rabicho:
Esse é um simples nome para um simples cabo de aproximadamente 45 cm e com 2 conectores macho sendo 1 em cada ponta. Serve para ligar outros aparelhos ao rádio como botina, booster, casadores, medidores etc. Recomenda-se o uso do "rabicho" com tamanho inferior a 65 cm e com cabo de boa qualidade.

Chucrutar o rádio:
A maioria dos transceptores de PX americanos vem de fábrica com uma antiga legislação inaceitável para os padrões Brasileiros. Nesse caso o nível de áudio na modulação que deveria estar em 90%, são de apenas 60% e a quantidade de watts na potência do transmissor de deveria estar com 7 watts em AM e 21 watts em SSB (ou banda lateral) são de apenas 4 watts em AM e 12 watts em SSB. A quantidade de canais que no Brasil é de 60, são de apenas 40. A arte de efetuar as devidas melhoras no rádio como aumentar a potência, sensibilizar o microfone, quebrar o queixo e o aumento de canais até mesmo para um número bem acima do permitido, chama-se chucrutar o rádio, mas essa pratica é proibido por lei.

Banda Lateral:
A Banda lateral é o mesmo SSB antigo apenas com a diferença de que esta foi dividida em 2 modos, o LSB que é a supressão apenas na metade inferior da portadora e o USB que é a supressão apenas na metade superior da portadora. O LSB e o USB funcionam do mesmo jeito com uma a impressão que são iguais mas nota-se logo a diferença quando se percebe que um modo não fala com o outro.

Aterrar a antena:
As antenas móveis usam a própria lataria do carro como parte de seu elemento. Isso quer dizer que quando uma antena para carro é comprada, foi adquirida apenas uma parte dela. A outra parte é a própria lataria do carro que é uma parte muito importante e tem que ser levado a sério. Portanto quando a antena móvel é instalada, esta deve ser aterrada a lataria do carro para funcionar corretamente.
Porém é muito importante lembrar que esse aterramento não pode ser feito através de fios comuns e sim no ato de prender a antena na mala eu calha. Se isso não acontecer, a antena fica com a estacionária alta significando o mal funcionamento do rádio e a possibilidade de queima do transistor de saída.

Fonte estabilizada:
As fontes que alimentam os rádios transceptores devem ser estabilizadas, seguras, com boa amperagem e com voltagem que variam em torno de 12 a 13,5 volts. Por ser um componente muito importante na vida do rádio, deve-se tomar muito cuidado com a qualidade desse tipo de aparelho já que um defeito pode causar danos sérios ao transceptor. Lembro que as fontes de computador modificadas, oferecem alta capacidade de estabilização e faz o transceptor funcionar muito bem mas eu comparo isso a uma usina nuclear que é muito poderosa quando tudo vai bem mas se falhar, os prejuízos são incalculáveis.

DENTEL:
Departamento Nacional de Telecomunicações foi o órgão fiscalizador de radiodifusão que fiscalizava também os Radioamadores. Funcionou até a gestão presidencial de Fernando Collor quando foi mudado para DICOM (?) e depois para ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Canais negativos e positivos:
Quase que todas as marcas de transceptores usados no Brasil são de fabricação Americana ou Japonês. Nesse caso os transceptores fabricados para a faixa dos 11 metros (PX) possuem apenas 40 canais que é considerado muito pouco para a maioria dos Brasileiros. Sabendo-se que no Brasil a liberação é de 60 canais, para os possuidores de rádios de apenas 40 canais sente ainda mais a necessidade de ter os demais 20 canais que faltam e como os integrados sintetizadores de freqüência (PLL) tem condições de fazer um aumento bem superior ao 60, o resultado final são os muitos ou quase todos os transceptores PX modificados para muitos canais negativos ( abaixo do canal 1 ) e canais positivos (acima do canal 1) que ao todo podem somar até 600 canais sendo os próprios 40 canais, a primeira parte dos canais positivos.
Só que a portaria 01/80 de 1981 que liberou os 60 canais no Brasil, cita em um dos itens que é proibido efetuar qualquer que seja alterações técnicas nos equipamentos transceptores sob pena de multas e cassações de licença da estação. Isso quer dizer que é proibido mesmo se modificando um transceptor de 40 para apenas 60 canais.

Frequencímetro:
O frequencímetro é um equipamento elegante com entrada sensível e com a função principal de medir as freqüências de cristais (ligados no oscilador), freqüências de transmissores e osciladores em geral. São muitos os modelos que vai de um simples medidor de freqüências com capacidade de até alguns MHz até ao moderno contador de data, tempo, período etc... com capacidade de até alguns GHZ (freqüência X 1000000) com memórias pra facilitar a leitura.

Quebra queixo:
Os transceptores fabricados para a faixa dos 11 metros (PX) que possuem SSB ou banda lateral (LSB e USB) tem um botão para efetuar a sintonia fina nessas modalidades. Só que a legislação Americana proíbe que os operadores da faixa cidadão (11 metros) tenha esse botão funcionando durante a transmissão obrigando aos fabricantes a criarem um circuito automático de sintonia que "trava" a freqüência no ponto central desligando a função do botão da sintonia no modo transmissão que só retorna ao seu funcionamento normal quando o equipamento volta para o modo recepção. Isso é chamado de "queixo duro" e é muito ruim para sintonizar diversas estações em uma "rodada" pois não ficam todos na mesma posição de sintonia obrigando a uma constante movimentação desse botão todas as vezes que o outro vai falar.
O "quebra queixo" é a alteração técnica feita no circuito que é ligado a esse botão para que ele continue sintonizando mesmo quando o transceptor está no modo transmissão. Isso quer dizer que ao sintonizar a voz do colega, o mesmo não precisará sintonizar novamente e assim será para todos que também estiverem com o "queixo quebrado". Convém lembrar que "quebrar o queixo" não é aumentar a largura de sintonia do botão como muitos pensam.

LC:
Essas 2 letras representam a frase Limpo e Cristalino. Em outras palavras, está tudo bem. Essa gíria muito usada atualmente pelos usuários de transporte alternativo, indica que os lugares verificados pelos próprios colegas de profissão, estão livres de fiscalização ou blitz (fiscalizar carros e pessoas que passam ao local por algum órgão federal ou estadual).
De muito usado, essa gíria LC, já é presente nas modulações de rádio entre os PX e até Radio Amadores incrementado esse novo modo de falar ao código "Q" como aconteceu com o código TKS (obrigado de agradecimento) que somente pode ser usado nas transmissões de CW.

Fonte: A obra acima, é de exclusiva autoria de Antonio Méier_AM.
http://www.qsl.net/zz1nja/iniciantes.htm

Como montar uma estação de rádio

Imagem rádio: Elecraft k3

O Radioamadorismo é um dos passatempos mais fascinantes. Muito
antes de se falar em internet, os Radioamadores já formavam uma
rede de amigos e solidariedade em todo o mundo.
Através do Radioamadorismo, principalmente os mais jovens, poderão
adquirir diversos conhecimentos gerais, nas seguintes áreas:

Geografia - ao manter contato com diversos locais do Brasil e do
mundo, o Radioamador estará adquirindo conhecimentos de
geografia, ao consultar os locais em mapas e atlas.

Eletrônica - o Radioamador é um experimentador movido pela
curiosidade. Logo surgirá o interesse pela eletrônica para montar seus
próprios equipamentos e acessórios.

Física e matemática - para a construção de antenas, torres, etc.

Línguas - o Radioamador poderá praticar a conversação de outras
línguas, com pessoas de todo o mundo.

Cultura geral - muitos assuntos e curiosidades sobre os mais
diversos assuntos e locais.

Passos para montar uma Estação de Radioamador:

1) O primeiro passo a tomar é obter uma licença de Radioamador.
Comece "com o pé direito", procurando a Labre (Liga Brasileira de
Radioamadores - http://www.labre.org/) ou a Anatel (Agência
Nacional de Telecomunicações - http://www.anatel.gov.br/) de seu
estado ou região.
Não se deixe levar pelo caminho "mais curto" da clandestinidade, pois
além de sua atividade não ser reconhecida legalmente e entre os
próprios Radioamadores, o uso de equipamento de radiocomunicação
sem a devida licença expedida pela Anatel, infringe leis e pode ser
punido com pesadas multas e processo federal.

2) De posse de sua licença, você terá diversas opções de
equipamentos e antenas, desde os mais simples que operam em
apenas uma faixa, como os rádios de VHF até os mais sofisticados,
como equipamentos de banda corrida. Caso tenha obtido licença de
classe D, você ficará limitado a operar apenas nas faixas de VHF e
UHF. Caso sua licença seja C ou maior, poderá operar em outras
faixas de HF e com maior potência.
Uma outra opção muito interessante, é a de partir para a própria
montagem de seu equipamento. Existe muita literatura sobre projetos
de equipamentos em livros e na internet. Algumas empresas, como a
americana Elecraft, disponibilizam equipamentos sob a forma de kit
para montagem.

Os equipamentos básicos para começar uma estação são:
O rádio▬Uma fonte de alimentação de 13,8V com corrente superior ao
máximo consumo do seu rádio.
▬Uma antena específica para a faixa de operação de seu rádio.

3) Determine um local livre de sua casa para a instalação da(s)
antena(s). Caso more em condomínio, veja a legislação específica em
"legislação", que garante o direito ao Radioamador da instalação de
antenas.

4) Disponibilize um caderno para o registro de seus comunicados. O
livro de registro de comunicados é obrigatório nas estações de
Radioamador. Caso queira, existem diversos programas de
computador que administram seus contatos.

5) Providencie um cartão QSL. O cartão QSL é uma cortesia enviada
pelos Radioamadores através dos Correios ou pela Labre e tem a
finalidade de comprovar a realização de seus contatos. O cartão será
útil na obtenção de diplomas, que exigem a comprovação dos
contatos.
O cartão poderá ser criado pelo próprio Radioamador e impresso em
uma impressora de computador ou em uma gráfica. Caso queira, as
Labres e diversos clubes de Radioamadores disponibilizam cartões
QSL a um custo muito baixo. São cartões padronizados onde há um
local para a inclusão de seu indicativo.
Outra boa alternativa é comprar seu QSL em empresas especializadas
em QSL, como muitas que existem no exterior e até no Brasil.