sexta-feira, 27 de junho de 2008

TUTORIAL: PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE?

Para que serve o Alto-Falante?

O que é som, intensidade, tom,timbre?

Estas e outras respostas você encontra neste trabalho sobre alto-falantes.

Clique nos links para ler:

Para que serve o Alto-Falante? Parte1
Para que serve o Alto-Falante? Parte2
Para que serve o Alto-Falante? Parte3

Para que serve o Alto-Falante? Parte4

Para que serve o Alto-Falante? Parte5

Boa leitura!

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 5

5. TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NOS ALTO-FALANTES:
Como já citamos, para escolher um alto-falante é necessário primeiramente saber em qual aplicação ele será utilizado. Isso também vale para que tipo de material devemos ter nos componentes. O que é melhor para baixas freqüências: suspensão de celulose ou borracha?
Veremos agora quais são os tipos de materiais mais utilizados nos componentes do falante e quais os indicados para as diversas aplicações.

5.1 Materiais da Suspensão:
Os materiais da suspensão (ou borda) mais utilizados são:
• Celulose: indicado para falantes de médias freqüências. Como é um material mais rígido, a excursão do cone é menor e, portanto não permite uma boa reprodução de grave. Também não é indicado para falantes de alta potência, pois não é um material muito resistente.
• Tecido: indicado para falantes de médias e baixas freqüências. É um material menos rígido que a celulose e de maior durabilidade. Indicado para falantes de alta potência.
• Borracha e espuma: Materiais mais flexíveis, indicados para falantes com alta excursão de bobina móvel. Ideal para baixas freqüências (subwoofers).
Geralmente a borracha possui maior estabilidade mecânica.

5.2 Materiais do Cone:
Os materiais do cone mais utilizados são:
• Papel: material mais utilizado em alto-falantes profissionais. Possui alto amortecimento interno que diminui os vales e picos da curva de resposta do alto-falante. Pouco resistente às intempéries.
• Polipropileno (PP): material plástico mais utilizado no som automotivo. Possui alta resistência a intempéries e visual mais atrativo. Porém, se for mal projetado, pode ter uma curva de resposta de qualidade inferior.
• Kevlar® e outros materiais: geralmente estes materiais sofisticados são utilizados para dar maior durabilidade ao cone, porém com uma curva de resposta mais adequada.

5.3 Materiais do Diafragma:
Os materiais do diafragma mais utilizados são:
• Fenólico: é um tecido com resina fenólica. Mais utilizado para drivers de média freqüência e baixo custo.
• Titânio: material metálico. Mais leve, permite aumentar a sensibilidade do driver, além de estender a resposta em altas freqüências. Porém, possui timbre diferente do diafragma fenólico.
• Alumínio, Berílio, ligas: materiais metálicos que possuem características parecidas com o titânio.

5.4 Materiais da carcaça:
Os materiais da carcaça mais utilizados são:
• Chapa metálica: material resistente e barato. Utilizado na maioria dos falantes.
• Alumínio: material com maior resistência mecânica que a chapa, porém bem mais caro. Utilizado em falantes profissionais de maior potência.
• Plástico: material com menor resistência mecânica, porém mais leve e mais barato. Material mais utilizado em som automotivo.

5.5 Materiais da bobina:
Os materiais do corpo da bobina mais utilizados são:
• Papel: sem resistência a temperatura. Utilizado em falantes de baixa potência. A grande vantagem é o custo.
• Alumínio: tem boa dissipação de calor, mas pode dilatar com a temperatura, deformando a bobina. Material barato, mas indicado para falantes de baixa potência.
• Kapton® (filme de poliimida): excelente estabilidade térmica. Ideal para falantes de alta potência, porém é uma material mais caro.
• Nomex®, fibra de vidro, etc: são da mesma linha do Kapton®. São materiais mais resistentes, porém de alto custo.
Os materiais do enrolamento da bobina mais utilizados são:
• Cobre: é o mais utilizado. Material de menor resistência elétrica e mais barato.
• Alumínio: material mais leve que o cobre, permitindo aumentar a sensibilidade do alto-falante e sua resposta em alta freqüência. Porém, é um material muito difícil de soldar e de maior resistência elétrica.
• Alumínio coberto de cobre: a cobertura de cobre facilita a soldagem. É mais utilizado que o alumínio puro.

5.6 Materiais do Imã:
Os materiais do imã mais utilizados são:
• Ferrite de Bário: é o material mais utilizado. É mais barato, porém sua remanência (quanto maior a remanência maior será o campo magnético proporcionado pelo imã) é baixa.

• Neodímio-Ferro-Boro: possui uma remanência 3 vezes maior que o ferrite. Isso faz com que para se obter um determinado campo no gap, o volume do imã de neodímio pode ser bem menor que o de ferrite. Por isso os alto-falantes que utilizam este imã possuem um circuito magnético bem menor: o imã geralmente é uma pastilha, colocada na posição do entre-ferro. Porém, o seu custo é muito elevado e ele perde rapidamente a magnetização quando submetido à alta temperatura.
• Samário-Cobalto e Alnico: são imãs de terras raras como o Neodímio e possuem características similares.


VOLTAR

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 4

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Veremos neste tópico quais são as principais especificações técnicas do falante: impedância nominal, resposta de freqüência, sensibilidade e potência. Estas são as especificações que permitem ao cliente escolher qual o falante ideal para as suas necessidades. Devemos, porém, ter uma visão ampliada disso: quais são as especificações técnicas que o cliente (que possui um determinado amplificador e quer um determinado tipo de som) precisa? Para tanto, daremos um enfoque nas especificações do falante baseado no amplificador e no tipo de som desejado.

4.1 IMPEDÂNCIA NOMINAL:
O que é impedância? Como o nome mesmo diz, a impedância impede alguma coisa. A resistência elétrica é um tipo de impedância, ela dificulta a passagem da corrente elétrica. No caso do alto-falante, existe a resistência elétrica da bobina, mas também existem outros tipos de impedâncias: para o cone se deslocar existem a compliância da aranha e da suspensão (impedância mecânica) e do ar (impedância acústica) ao movimento. A impedância total, soma de todas estas impedâncias, varia quando variamos a freqüência no falante.
Quando variamos a freqüência, a impedância total do falante, vista nos terminais da bobina cresce, passa por um pico e depois cai até um valor mínimo. Daí em diante ela vai crescendo novamente bem devagar. Este valor mínimo, depois do pico, será a impedância nominal do falante.
Para os alto-falantes do comércio o valor da impedância está normalizado em 2, 4, 6, 8, 16 Ohms, etc. Quando medimos a impedância nominal, variando a freqüência, devemos arredondar o valor obtido. Por exemplo: 5,75 Ohms dará uma impedância de 6 Ohms.
Estes valores são tabelados (ou normatizados) por causa dos aparelhos eletrônicos (amplificadores) onde serão ligados os falantes. Deve haver uma compatibilidade entre a impedância nominal do falante e a impedância mínima na saída do amplificador.

4.2. SENSIBILIDADE:
A Sensibilidade é uma média do volume do som que o alto-falante reproduz dentro da sua resposta em freqüência. Ela é medida a 1 metro de distância do falante que está recebendo 1 Watt de potência. A sensibilidade é medida em dB @ W @ m.
Quanto maior a força do falante (que depende do campo magnético no gap e da bobina), maior a sensibilidade.
A sensibilidade indica o volume do som do falante. Se um falante possui uma sensibilidade maior que o outro, com uma tensão menor conseguiremos o mesmo volume de som e, por conseqüência, podemos utilizar um amplificador de menor potência. Portanto, desejamos sempre aumentar a sensibilidade do falante.

4.3. RESPOSTA DE FREQUÊNCIA:
A Resposta de freqüência é a faixa de freqüência onde o alto-falante melhor reproduz o som. Para se determinar a Resposta de Freqüência teremos que:
1. Na curva de resposta do alto-falante determinar a sensibilidade.
2. Subtrair 10 dB do valor da sensibilidade.
3. Determinar as freqüências inicial e final na curva de resposta onde o SPL tem o valor achado acima (sensibilidade a – 10dB).
4. A Resposta de freqüência irá da freqüência mais baixa até a mais alta, encontradas acima.
Cada tipo de alto-falante exibe uma determinada resposta de freqüência: –Subwoofers: 20 a 100Hz (baixa freqüência)
–Woofers 50 a 3500Hz (baixas e médias freqüências)
–Mid-Bass: 100 a 500Hz (média-baixas freqüências)
–Mid-Range: 500 a 5kHz (médias freqüências)
–Tweeters: 2k a 20kHz (altas freqüências)
Se quisermos um falante para voz, devemos escolher um com resposta de freqüência de 500 a 2000 Hz (tons médios), por exemplo.

4.4. POTÊNCIA:
A Potência do alto-falante indica o maior valor que o produto corrente elétrica alternada vezes a tensão elétrica alternada pode atingir antes da bobina queimar.
Em nossos catálogos existem dois tipos de potência indicados: Potência NBR 10303, e Potência Musical.


Potência RMS: potência elétrica máxima que o alto-falante agüenta (ante da bobina queimar) quando aplicamos um Ruído Rosa. O teste que determina a potência RMS é normatizado pela ABNT (norma NBR 10303) e todos os fabricantes nacionais têm que seguir a norma. Ruído Rosa é um sinal com todas as freqüências misturadas, porém com o mesmo valor de energia por oitava. No teste o ruído rosa passa por um filtro que é determinado pela norma da ABNT.

Potência Musical: é a potência máxima que o alto-falante deve suportar com programa musical, admitindo uma distorção máxima de 5% no amplificador, por tempo indeterminado. No caso da Selenium, é a potência do nosso chamado teste de vida.
Neste teste, é utilizado um programa musical (rádio ou CD) com em torno de 2 vezes a potência RMS aplicada no falante durante 100 horas ininterruptas. Após as 100h, o falante deve estar em perfeito estado elétrico e mecânico.
Existe no mercado uma certa confusão a respeito da potência do falante. Precisamos saber distinguir entre potência elétrica e potência sonora. Potência elétrica é esta que vimos acima, ou seja, é a potência que o falante pode suportar sem se queimar. Já potência sonora é a potência que o falante consegue emitir em forma de som. Esta potência está relacionada com a eficiência do falante e depende de uma série de fatores. Um alto-falante com grande eficiência terá alta sensibilidade e potência sonora, mas não precisa necessariamente ter uma grande potência elétrica. Podemos ter dois falantes: um com potência RMS de 300W e sensibilidade de 89dB e outro com potência elétrica RMS de 200W e sensibilidade de 92dB. Se aplicarmos 200W no segundo, devemos aplicar 400W no primeiro (que se queimará!) para que os dois tenham mesma potência sonora.


3dB = 2 x Potência RMS = 2 alto-falantes

Por isso, a relação entre a potência elétrica do amplificador e a sensibilidade do altofalante é de suma importância. Na verdade, no sistema amplificador + caixa + falante estamos interessados é no som que este sistema pode produzir. Devemos ter uma noção clara de qual o uso que o cliente vai fazer deste sistema.
É preciso ficar bem clara a relação entre potência do amplificador e potência e sensibilidade do sistema falante + caixa. Na verdade não é o cliente que deve determinar qual a potência e sensibilidade do falante, e sim o seu amplificador e o som que ele deseja "vender".


VOLTAR

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 3

3. ALTO-FALANTES:
3.1. COMPONENTES E FUNCIONAMENTO DO FALANTE:

Para entender o funcionamento do alto-falante, estudaremos cada parte do mesmo. O objetivo do alto-falante é transformar um sinal elétrico (aplicado no terminal) em som (ondas sonoras). Veremos agora como é feita está transformação analisando a função de cada componente.
A) Conjunto Magnético:
O conjunto magnético é formado por:
• Placas Polares: arruela aberta e arruela fechada
• Entre-ferro
• Ímã.
• Peça Polar (entre-ferro+ arruela fechada)
As arruelas fechada e aberta, o entre-ferro, assim como a peça polar é de ferro doce.
O ímã geralmente é de ferrite de bário, um material que depois de magnetizado, forma um campo magnético em volta de si mesmo. É este campo que atrai metais ferrosos para junto do imã. Todas as partes são coladas conforme a figura abaixo:





O gap é a região entre a arruela aberta e o entre-ferro. Quando o conjunto é magnetizado, forma-se um campo magnético constante no gap. Sua direção é paralela à arruela. Este campo é que dará força ao alto-falante.
A geometria do conjunto magnético foi escolhida de forma a formar uma região (onde será colocada a bobina) com campo magnético constante e intenso (gap).


Concluindo:

FUNÇÃO DO CONJUNTO MAGNÉTICO: FORMAR UM CAMPO MAGNÉTICONA REGIÃO DO GAP.


B) Conjunto Carcaça:
É formado pela carcaça, pela guarnição e pelos terminais.
A função da carcaça é sustentar o conj. móvel e o conj. magnético sem interferir na produção do som. Deve ser feito de material rígido (aço, alumínio ou plásticos) e deve sofrer tratamentos anti-corrosivos para suportar várias condições ambientais.
Os terminais são os contatos por onde são ligados os fios dos aparelhos eletrônicos.


C) Conjunto Móvel:
O conjunto móvel é formado por:
-Bobina
-Cone
-Cordoalhas
-Suspensão (ou borda)
-Aranha (ou centragem)
-Calota (ou protetor de pó)


A primeira conversão de energia (elétrica em mecânica) ocorre quando colocamos a bobina móvel no gap e aplicamos uma tensão elétrica alternada nos terminais.
Quando a corrente elétrica alternada passa pelo fio da bobina que está imersa no campo magnético, surge uma força eletromagnética. Esta força é perpendicular ao campo e ao fio da bobina e, portanto, movimentará a bobina para cima ou para baixo.
Ela depende do valor do campo no gap e do comprimento do fio dentro dele.
A bobina irá para cima ou para baixo com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Por exemplo: se a corrente é de 1000Hz, a bobina irá para cima e para baixo 1000 vezes por segundo.
A bobina é colada ao cone, portanto ele se movimentará junto com a bobina (na mesma freqüência da corrente aplicada). Porém, se não existisse a suspensão e a aranha (que estão coladas no cone e na carcaça) quando aplicássemos uma grande tensão elétrica nos terminais, a bobina iria para cima e sairia do conjunto magnético. Mas com a aranha e a suspensão, o cone volta para baixo. Elas funcionam como a "mola" do alto-falante.
Além disso, centralizam a bobina dentro do gap.
O cone seguirá o movimento da bobina (para cima e para baixo) com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Quando o cone se desloca, ou seja, vibra para frente e para trás, ele movimenta o ar que está na sua frente criando uma região de compressão (quando ele vai para frente) e de rarefação (quando vai para trás).
Deste movimento, forma-se uma onda sonora (o som) que chega aos nossos ouvidos. A freqüência da onda sonora será a mesma da corrente alternada que movimenta o cone.

A calota protege a bobina e a região do gap. Junto com o cone, movimenta o ar na sua frente, portanto ela também influenciará a resposta do falante.
Resumindo, temos:


BOBINA: É ONDE APLICAMOS A TENSÃO ELÉTRICA. JUNTO COM O CAMPO MAGNÉTICO NO GAP, GERA A FORÇA QUE MOVIMENTA O CONJUNTO MÓVEL.


ARANHA E SUSPENSÃO: SÃO AS MOLAS DO ALTO-FALANTE.
CENTRALIZAM A BOBINA NO GAP.


CONE: MOVIMENTA O AR FORMANDO AS ONDAS SONORAS.

CALOTA: PROTEGE O GAP E A BOBINA. PRODUZ SOM JUNTO COM O CONE.

VOLTAR

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 2

2. O SOM:
Iniciaremos o estudo do falante falando sobre o som. Este, na verdade, é o nosso produto final. Quando um cliente chega no balcão da loja pedindo um alto-falante, ele
possui um tipo de som na cabeça e quer que nós transformemos esta idéia em realidade através de um falante apropriado. Por isso devemos saber o que é o som, quais suas características e propriedades.

2.1. O QUE É O SOM?
Quando uma corda de guitarra vibra, ela desloca o ar que está ao seu redor, produzindo
uma onda sonora que se propaga pelo ambiente até atingir os nossos ouvidos. Quando
essa onda chega ao nosso tímpano, ele também vai vibrar. Essa vibração é transformada pelo ouvido em sinais elétricos que são conduzidos até o cérebro pelos nervos auditivos. No cérebro, finalmente, temos a sensação de som, ou seja, de ouvir a nota musical emitida pela corda da guitarra.
Logo, o som é produzido por alguma coisa que vibra (o cone do falante, por exemplo) e
é transportado pelo ar (ou pela água ou qualquer meio material elástico).

2.2. O QUE É INTENSIDADE?
Intensidade é o "volume" que o som atinge.
Para medirmos a intensidade ou o nível de pressão sonora (SPL), utilizamos a escala
de decibéis (dB).
A tabela a seguir mostra a intensidade do som em dB de algumas fontes sonoras:

SPL (dB) FONTE SONORA
175 Carro demonstração Selenium (Besta)
130 Turbina de avião a jato
110 Show de Grupo Pop
80 - 90 Caminhão (64km/h) a 15m
70 - 80 Som de TV
60 - 70 Ar condicionado a 6m
50 - 60 Tráfego livre a 30m
40 - 50 Residência silenciosa de dia
20 - 30 Área deserta


Portanto, quanto maior a intensidade, maior o volume do som.

2.3. O QUE É TOM?
Quando falamos em tom sempre pensamos em música. O contrabaixo possui tons
graves, enquanto um violino possui tons agudos. Na verdade, cada nota musical possui
uma freqüência fundamental que irá definir o tom. Esta freqüência será a freqüência
da onda sonora (ou do som). Quando a freqüência é baixa, teremos tons graves;
quando a freqüência é alta, teremos tons agudos.
Por exemplo:
Um contrabaixo emite uma onda sonora fundamental de 41Hz. Esta é uma
freqüência baixa, ou seja, um tom grave.
Podemos delimitar quando um tom é grave ou médio ou agudo:
TONS GRAVES: FREQÜÊNCIA ENTRE 20 A 500 Hz
TONS MÉDIOS: 500 A 2000 Hz
TONS AGUDOS: 2000 A 20000 Hz

2.4. O QUE É TIMBRE?
Quando vibramos um diapasão, emitimos uma nota musical pura, ou seja, o som puro
com apenas uma freqüência fundamental. Porém, os instrumentos musicais (por
exemplo, a corda de uma guitarra ou de um violino) emitem ondas sonoras com a
freqüência fundamental e com múltiplos desta freqüência, que são chamados de
harmônicos.
Por exemplo:
Podemos emitir uma nota "lá" com freqüência de 440Hz e ter um segundo
harmônico de 880Hz (2 x 440) ou um terceiro de 1320Hz (3 x 440).
A intensidade do som dos harmônicos é diferente. Cada instrumento emite estes
harmônicos de uma forma. Essa propriedade é chamada de timbre. Ou seja, o timbre é
a propriedade que nos permite distinguir se um determinado som de mesma frequência
é produzido por um piano ou por um saxofone. Cada instrumento possui um timbre. É
ele que dá o "colorido" na música.

2.5. O OUVIDO HUMANO:
O ouvido humano é o receptor final da mensagem enviada através do som. Portanto,
devemos saber como ele se comporta diante das ondas sonoras.

a) Quanto à freqüência:
Conseguimos ouvir na faixa de 20 a 20000Hz. Porém, nosso ouvido não é linear, ou
seja, não ouvimos do mesmo jeito em toda esta faixa de freqüências. Na verdade,
ouvimos melhor na faixa de freqüências médias (que é a faixa da fala humana), ou seja, de aproximadamente 200 a 3000Hz (em 70dB).

b) Quanto à intensidade:
O chamado limiar da audição é 0dB, ou seja, abaixo disso não conseguimos ouvir. O
limiar doloroso é de 140dB, ou seja, a partir daí nosso ouvido não pode suportar o som (danos à audição).

2.6. CURVA DE RESPOSTA DO ALTO-FALANTE:
Podemos analisar o "som que sai do alto-falante" através de sua curva de resposta
(SPL - Sound Pressure Level). Esta curva mostra a intensidade sonora do som (em sua
harmônica fundamental, ou seja, sem distorções) em função da freqüência. A figura
abaixo mostra a curva SPL de um alto-falante de 6":


Pelo gráfico, notamos que o falante responde bem a partir de 100Hz (tom grave), até
6kHz (tom agudo). Podemos utilizá-lo para reproduzir tons médios, já que sua resposta é bem plana nesta região. Veremos a partir de agora quais os componentes e como
funciona o falante para produzir este som.

VOLTAR

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte1

Para que serve o Alto-Falante?
O que é som, intensidade, tom,timbre?
Estas e outras respostas você encontra neste trabalho sobre alto-falantes.




1. PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE?
A primeira pergunta que surge quando iniciamos um estudo sobre alto-falantes é:


Para que serve o falante?


O alto-falante serve para transmitir uma mensagem, seja ela um discurso, uma música, um alarme, etc. Quando alguém quer falar ou tocar um instrumento musical para um grupo grande de pessoas, precisa amplificar o som original. Quando queremos ouvir um disco ou uma fita, precisamos transformar o sinal codificado em som. Para isso, fazemos uso de amplificadores que amplificarão o sinal elétrico gerado pela voz, instrumento musical ou disco, e de alto-falantes que transformarão o sinal elétrico em som.
Portanto, o falante serve para transformar um sinal elétrico em pressão sonora. Ele é chamado de Transdutor ou Conversor. Um Transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. O falante converte energia elétrica em energia mecânica, que depois é convertida em energia sonora. É claro que todas essas conversões têm um preço: a energia vai sendo gasta pelo caminho e no máximo 5% da energia elétrica aplicada é convertida em som.

Logo:
FUNÇÃO DO FALANTE: TRANSMITIR UMA MENSAGEM, TRANSFORMANDO UM SINAL ELÉTRICO EM SOM.

Veremos ao longo do curso que não existem falantes bons ou ruins, e sim falantes apropriados para a aplicação que você escolheu. É preciso saber que o alto-falante é um componente, ou seja, ele faz parte de um sistema, nunca funcionará sozinho. Se o sistema de som precisa de graves, farei um alto-falante que "responda" bem em graves, e assim por diante. Para cada aplicação teremos um tipo de falante. Seu projeto e fabricação devem atender as especificações de cada aplicação.
No caso da Selenium, temos as seguintes aplicações:

1) PA (Public Address):
São alto-falantes apropriados para sonorizar shows e eventos. Os trios elétricos, empresas de som profissional que alugam sistemas de som para os shows, etc, utilizam estes falantes. São falantes que suportam grande potência e possuem alta sensibilidade (grande volume de som).

2) AMBIENTAL:
São alto-falantes de alta fidelidade, utilizados em sistemas de som residencial ou de sonorização de pequenos ambientes.

3) AUTOMOTIVA:
São falantes para os automóveis. Podem ser vendidos no comércio, ou diretamente para a indústria (OEM).
Para cada aplicação, teremos um tipo de falante. No caso de falante para sonorização de grandes eventos, por exemplo, ele deve ter alta sensibilidade. Na linha automotiva, teremos alto-falantes que funcionam condições adversas como: alta temperatura, ruídos externos, etc. Tudo isso deve ser pensado na hora do projeto do falante.
Aprenderemos neste curso um pouco sobre o que é o som (que é na verdade nosso produto final) e como podemos reproduzi-lo através do alto-falante. Veremos como funciona o alto-falante, ou seja, como a energia elétrica é transformada em energia sonora. Falaremos também sobre as principais especificações técnicas do alto-falante (impedância nominal, sensibilidade, resposta em freqüência e potência) e suas relações com o amplificador e o tipo de som que o cliente deseja.


VOLTAR

domingo, 22 de junho de 2008

Algumas Dicas de Monitor Sansung


MONITOR SAMSUNG CSE7839/9839
Queima constante do Transistor Q501
Substituir o Capacitor C501 (50v/47uF)
para 100v/10uF)

MONITOR SAMSUMG DP17LT/DP17LS
Brilho Intenso com Linhas de Retraço
Normalmente se encontram os Resistores
R508 ou R509 abertos. Ambos devem ser
substituidos por resistores de 1.5M (1/2
W) e deve ser adicionado mais um resistor
1.5M (1/2W) sem série com R508.

MONITOR SAMSUNG DP15L*/DT15l*
Em alguns computadores ao realizar o
BOOT a instabilidade do Sinal de
Sincronismo Horizontal vindo da Placa de
Video faz com que a proteção de Raio X
seja ativada cortando o sinal de video.
Substituir o Capacitor C417 (C-Ceramic
50v/100nF) por (C-MP, 63v, 470nF)

MONITOR SAMSUNG PG17NS/PG19NF
Em alguns destes modelos podem ocorrer
problemas na Posição Vertical e Largura
Horizontal.
Para solucionar o posicionamento vertical,
adicione um fio (jumper) de BD630 para o
Positivo do Capacitor C321. Troque R301
(100K) para 220K. Remova o Jumper que
liga o pino 13 do CI 261 a JP68.
Para corrigir o problema da largura
substitua os resistores de Carbono (5%)
R286 e R289 para resistores de Metal
(1%)

MONITOR SAMSUNG 750S (AQ17LS)
Em algumas unidades ligadas sem o
devido aterramento, o usuário poderá
levar leves choques ao tocar na tela ou no
conector do cabo de video.
A causa são os capacitores C603 e C604
(4.7Nf, 20%, 250v).
Substituir ambos por capacitores com o
valor (2.2nF, 20%, 125v)

MONITOR SAMSUNG CSM920BT
Queima Constante no CI 601
Substituir o Diodo D606 (1N4148) por um
Zener UZ3.3SA

MONITOR SAMSUNG PG19NS
Instabilidade na Largura Horizontal
Substituir R409 (10 Ohm 1/4) por 2.2 Ohm
1/4). Remover BD402, Substituir D401
(RG4) por 31DF4 e Adicionar um BEAD
entre Anodo de D401 e Terra.

MONITOR SAMSUNG 170T
Incompatibilidade com Placas de Video
ATI Radeon fazem com que ao receber
um sinal de video digital o monitor fique
sem imagem.
Trocar o Microprocessador (versão 1.0)
pela versão 1.1

MONITOR SAMSUNG AQ19LS/PN19LT
Falha detectada nos capacitores C805 e
C516 causam a queima dos resistores
R513 e R507 além do Transistor Q501
(2N6520) fazendo com que o Monitor
fique sem sinal de video.
Substituir os Capacitores C805 e C516
(10nF, 10%, 1KV, Y5P) por outros de
10nF, +80-2020%, 2KV, Y5P)

MONITOR SAMSUNG AQ17IS/HS/NS
Quando o monitor entra no modeo DPMS
a fonte emite um som vibrante.
Causa: Linha de Alimentação de 220V
Trocar C649 (1nF, 10%,1Kv) por 0.22nF,
10%,1Kv) - Trocar tambem os resistores
R649 e R655 de 470K,5%,1/2w) por 270K,
5%, 1/2w) e finalmente substituir R656 de
100 Ohms, 5%, 1/8w por outro de 1/2w.

MONITOR SAMSUNG AQ17LS/PN17LT
Queima do Transistor de Saída Horizontal
Nos monitores que ainda utilizam os
Transitores KSC5802 ou FJAF6810 o
TSH deverá ser subistituido pelo modelo
FJAF6910

MONITOR SAMSUNG CQB4147
Queima do Transistor de Saída Horizontal
Nos modelos que utilizarem o transistor
BU2508DF deverão ter os mesmos
substituídos pelo modelo 2SC5149.

Guia de Otimização do Windows XP

Este tutorial é prá quem ainda tem problemas com o windows XP


O Windows XP tem se apresentado como um sistema operacional rápido e estável, por incrível que pareça. E, para aqueles que o acharam rápido, e querem melhorar a performance; ou para os que o acharam lento e querem tentar deixá-lo mais ágil, preparei um guia de otimização do Windows XP. Vale ressaltar, no entanto, que não nos responsabilizamos pelas dicas aqui contidas – siga-as por sua conta e risco, sempre usando e abusando do bom-senso, e sempre que possível de um bom backup.


:. Melhorando o desempenho
O Windows XP já é rápido. Mas ele pode ficar mais ágil se você desabilitar serviços e “enfeites” desnecessários. Vamos ver como fazê-los:


:. Opções Visuais
O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta. Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos perceptível de acordo com a robustez do equipamento). Para fazer as alterações, vá no Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar “Ajustar para o melhor desempenho”).

Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o “Desktop offline”. Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá-lo, siga os seguintes passos:

Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.

Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”. Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.


:.
Desabilitando serviços desnecessários
O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos usuários. Para desativá-los/configurá-los, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).

Recebi a sugestão, para aqueles que não sabem quais os serviços que precisam, de configurar todos os serviços para a opção “Manual”, e reiniciar o micro. O boot será lento, já que o Windows terá de iniciar todos os serviços que precisa “na força”. Então, bastaria ver os serviços iniciados e configurá-los para “Automático”. Não testei esta dica, mas é válida. É preciso salientar que alguns serviços necessários podem não ser inicializados automaticamente.

O melhor mesmo é saber o que faz cada um deles. Vou tentar descrever aqui alguns, há outros cuja funcionalidade não fica muito clara então prefiro não arriscar – deixo-os habilitados (Automático). As recomendações são para um usuário doméstico comum, com uma pequena rede em casa. Atente para o fato de que estas configurações podem variar caso a caso, não existe uma regra específica – o que está abaixo é algo mais comum, mas não certo para todos:

AUTOMÁTICO
Alerta (emite alertas administrativos)
Alocador Remote Procedure Call (RPC)
Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)
Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)
Chamada de procedimento remoto (RPC)
Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)
Cliente de rastreamento de link distribuído
Detecção do hardware do Shell
Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)
Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)
Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)
Localizador de computadores
Log de eventos
Logon secundário
Notificação de eventos de sistema
Plug and Play
Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)
Serviços de criptografia
Serviços IPSEC
Sistema de eventos COM+
Spooler de impressão
Temas
Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows


DESABILITADOS
Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)
Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)
Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)
Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting
Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)
Gerenciador de conexão de acesso remoto automático
Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota
Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)
IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)
Número de série de mídia portátil
Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)
Roteamento e acesso remoto
Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)
Telnet (por questão de segurança)


MANUAL
Adaptador de desempenho WMI
Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)
Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)
Aplicativo de sistema COM+
Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)
Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)
Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)
Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)
Auxiliar NetBIOS TCP/IP
Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)
Cliente DHCP (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Cliente DNS (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Compatibilidade com 'Troca rápida de usuário'
Conexões de rede (gerencia conexões de rede)
Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)
Cópia de volume em memória
DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)
DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)
Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)
Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)
Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)
Fornecedor de suporte de segurança NT LM
Gerenciador de conexão de acesso remoto
Gerenciamento de aplicativo
Host de dispositivo Plug and Play universal
Logon de rede
Logs e alertas de desempenho
Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)
MS Software Shadow Copy Provider
Número de série de mídia portátil
QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)
Reconhecimento de local da rede (NLA)
Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico
Serviço de descoberta SSDP
Serviço de indexação
Serviço de transferência inteligente de plano de fundo
Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'
Serviços de terminal
Servidor
Telefonia
Windows Installer

Para maiores detalhes das funções de cada serviço, consulte a Ajuda ou a Microsoft.


:. Habilitando o modo UDMA/66 e superior
Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.


:. Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápido
Se há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguir algumas etapas:

a. Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.
b. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.
d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.


:. Desabilite programas desnecessários da inicialização
Iniciar > Executar, digite “msconfig” (sem aspas). Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows.


:. Explore outras máquinas da rede mais rapidamente
Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefas agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura por outros micros da rede seja bem mais ágil. Siga as etapas abaixo:
Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.


:. Deixe o menu Iniciar mais rápido

Vá em Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.

Vá em HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o botão direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro e veja a diferença.


:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual)

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

:. Boot mais rápido
A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos “Suspender” e “Hibernar” mais rápido. Trata-se do Bootvis (325 Kb).

Basicamente, basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.


:. Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia
Para os que usam os drivers Detonator: devem ter percebido que o encerramento do Windows é lento. Para resolver este problema, vá no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços e altere o NVidia Driver Helper para “manual” ou “desabilitado”. A versão mais nova do driver (23.11) já corrige este bug.


:. Desabilite a reprodução automática para CDs
Vá em Iniciar > Executar e digite “gpedit.msc” (sem aspas). Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática”. Selecione Ativar.


:. Libere 20% de sua banda de rede/Internet
O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):

a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.
b. Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
c. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
d. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
e. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.

Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefício real desta dica.

Para mais informações sobre o QoS (Quality of Service), visite o site da Microsoft sobre o assunto em http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/qos/aboutgqos_3hk4.asp


:. Carregue o Internet Explorer mais rapidamente
Quando o IE é aberto, mesmo que não haja uma página da Web definida como inicial, ele carregará a ‘instrução’ “about:blank”. Desabilitar esta ‘instrução’ torna-o mais rápido ao carregar.

Para fazer isto, basta adicionar o comando “-nohome” no atalho do IE que você costuma usar. Clique com o botão direito no atalho, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando -nohome. Ficará algo assim: "C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE” -nohome

Clique em OK e pronto!


:. Evitando lentidão e problemas
Esta dica é válida para qualquer versão do Windows e é “básica”: mantenha sempre o disco rígido desfragmentado (Desfragmentador) e livre de erros (Scandisk nos Win9x/Me; CHKDSK/CHKNTFS nos Win2k/XP). É aconselhável, sobretudo, desfragmentar o disco após apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar programas ou acrescentar grandes volumes de dados.

Você pode acrescentar o Desfragmentador ao menu de contexto. Basta abrir o Bloco de Notas e colar o seguinte conteúdo:

; context_defrag.INF

; Adiciona o Desfragmentador ao menu de contexto no Windows XP

[version]
signature="$CHICAGO$"

[DefaultInstall]
AddReg=AddMe

[AddMe]

HKCR,"Drive\Shell\Desfragmentar\command",,,"DEFRAG.EXE %1"

Salve onde desejar com o nome defrag.inf (atenção para não salvá-lo como .TXT). Abra o Windows Explorer, selecione o arquivo criado, clique com o botão direito e selecione Instalar. Depois, basta clicar com o botão direito em uma letra de unidade no Windows Explorer; aparecerá a opção “Desfragmentar”.

:. Segurança e Privacidade
Que o Windows XP tem brechas de segurança, todo mundo sabe. Mas muitas dessas brechas podem ser fechadas facilmente, de modo a não facilitar a ação de crackers ou pessoas mal-intencionadas. Vamos ver?


:.
Desabilite a Assistência Remota
A Assistência Remota é um recurso interessante para usuários que precisam de suporte rápido, permitindo que outra pessoa controle seu micro. Mas mantê-lo sempre habilitado não é uma boa idéia. Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Sistema > Remoto e desabilite as opções “Permitir que este computador envie convites de Assistência Remota” e “Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador”.

Para desativar de vez estes serviços, vá em Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK. Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Assistência Remota. Configure ambos os serviços para Desabilitado.


:. Desabilite Serviços que abrem brechas
A menos que você realmente o use, o Telnet abre as portas para uma invasão. Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Altere o serviço Telnet de “manual” para “desabilitado”. Desative também os serviços “Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting” e “Registro Remoto”.


:. Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft
Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendará enviar informações à Microsoft. Para evitar isto, vá nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avançado > Notificação de Erros, e selecione “Desabilitar a Notificação de Erros”.


:. Verifique a segurança de seu Windows XP

A Microsoft disponibilizou um teste de segurança para o Windows XP. Para fazer o teste, basta ir em http://www.microsoft.com/technet/mpsa/start.asp e clicar em Scan Now.


:.
Internet
:. Para impedir que o Windows Messenger inicie junto com o Windows

Modo 1:
Iniciar > Executar > msconfig
Na aba Iniciar, desabilite o serviço “msmsgs” (Windows Messenger).
No entanto, inexplicavelmente em alguns casos ele volta. Então, apelamos para o método seguinte:

Modo 2:
Vá na pasta Arquivos de Programas > Messenger e renomeie o arquivo msmsgs.exe para outro nome qualquer (msmsgsbobo.old, por exemplo).

Modo 3:
Iniciar > Executar > gpedit.msc
Na janela que abrirá, vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Messenger. Clique duas vezes na opção “Não permitir que o Windows Messenger inicie automaticamente”, e selecione “Ativado”.Se preferir, pode desativar de vez o Windows Messenger, alterando a opção “Não permitir que o Windows Messenger seja executado” para “Ativado”. Isto impedirá a utilização do WM por qualquer usuário do micro.


:. Para desinstalar o Windows Messenger

É necessário habilitar a visualização de arquivos do sistema (no Windows Explorer, vá em Ferramentas > Opções de pasta > Visualizar > Mostrar arquivos e pastas ocultos. Dê OK.

Agora, abra o Windows Explorer, vá na pasta Windows > Inf e abra o arquivo SYSOC.INF. Em [Components], procure pela linha msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7
e apague a palavra “hide”, tendo o cuidado de manter as vírgulas. Feito isto, salve e feche o arquivo. Agora basta ir ao Painel de Controle > Adicionar/Remover programas > Adicionar e remover componentes do Windows e pronto, lá estará o Windows Messenger preparado para ser desinstalado!


:. NetMeeting
Sente falta do NetMeeting? Para ativá-lo e configurá-lo, vá em Iniciar > Executar e digite “conf” (sem aspas). Isto ativará o Assistente do NetMeeting.


:. Arquivos temporários da Internet
Navegar pela Internet é bom, mas enche seu computador de lixo (arquivos temporários). Para não ter que se preocupar com eles, configure seu IE para apagar o cache da Internet sempre que o navegador for fechado. Para isto, Vá no Painel de Controle > Opções da Internet > Avançado e, na seção Segurança, ative a opção “Esvaziar Arquivos temporários quando o navegador for fechado”.


:. Página inicial do Internet Explorer azul
Esta dica é apenas recreativa, sem finalidade prática. Quem quiser fazer com que a tela de fundo do IE abra sempre na cor azul, basta definir a página inicial como “about:mozilla” (sem aspas).


:. Altere as páginas padrão de eventos do IE
As informações de páginas padrão de eventos (navegação cancelada, navegação offline, etc. do IE ficam armazenadas no Registro. Você pode personalizar estas informações, selecionando outras páginas, editando o Registro. Para tanto, abra o editor do Registro (Iniciar > Executar, regedit) e vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\AboutURLs.

Altere as chaves, indicando o caminho completo das páginas desejadas no disco rígido (por exemplo, C:\Documents and Settings\Usuario\Meus Documentos\Paginas\newpage.htm).


:.
Personalizando o Windows XP

:. Remova a pasta “Documentos Compartilhados”
O recurso “Pastas Compartilhadas” é inútil para muitas pessoas, principalmente os que nâo têm micros em rede. Para dar cabo dela, abra o editor de Registro e procure pela chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ My Computer \ NameSpace \ DelegateFolders

Você verá a sub-chave {59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee}, apague-a e feche o editor do Registro. Abra o Windows Explorer e confira: nada de Pastas Compartilhadas!


:. Adicione e remova programas “embutidos” do WinXP
O Windows XP vem com vários recursos embutidos, como o Windows Messenger, Windows Movie Maker e etc. Para removê-los, basta editar o arquivo SYSOC.INF na pasta \Windows\inf e, na seção [Components], apagar a palavra “hide” das linhas (veja o exemplo abaixo). É preciso manter a formatação original do arquivo, não podendo ser inserido espaços ou similares.


Por exemplo, a linha
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7
refere-se ao WordPad. Para tornar possível sua desinstalação através do Adicionar/Remover Programas, apagamos a palavra HIDE, de modo que fica assim:
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,,7


Faça isto para cada uma das opções que deseja desinstalar. Depois, basta ir no Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows e fazer sua seleção do que deseja remover.


:.
Habilite a criação de MP3 usando o Windows Media Player 8
O WinXP permite a extração de músicas de CD de áudio, mas só no formato .WMA (Windows Media Audio). Para habilitar a extração para MP3, é preciso editar o Registro: Vá em
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MediaPlayer
e adicione as subchaves Settings\MP3Encoding.

Na janela da direita, acrescente os valores (DWORD) a seguir:
"LowRate"=dword:0000dac0
"MediumRate"=dword:0000fa00
"MediumHighRate"=dword:0001f400
"HighRate"=dword:0002ee00

Os valores acima correspondem a codificações para 128, 192, 256 e 320Kbps, respectivamente. Se desejar alterar os valores, use a tabela abaixo:
320 Kbps = dword:0004e200
256 Kbps = dword:0003e800
224 Kbps = dword:00036b00
192 Kbps = dword:0002ee00
160 Kbps = dword:00027100
128 Kbps = dword:0001f400
112 Kbps = dword:0001b580
64 Kbps = dword:0000fa00
56 Kbps = dword:0000dac0


:. Habilitando gravação de arquivos .ISO e cópias diretas de CD para CD
O Windows XP já vem com suporte nativo a gravação de CDs. Mas ele é incompleto; não é possível, por exemplo, gravar e criar imagens .ISO e fazer cópia de CDs. Para resolver esta questão, basta instalar o programa ISO Recorder, que adiciona estas ao Windows XP, através dos menus de contexto.

:.
Configurações “Secretas” do Windows XP - Parte 1 (nível básico)
Assim como outras versões do Windows, o XP também tem seus “segredos”. Para alterar algumas configurações normalmente não disponíveis, a Microsoft disponibilizou o PowerToys. Para mais informações, visite
http://www.microsoft.com/windowsxp/pro/downloads/powertoys.asp.

:.
Configurações “Secretas” do Windows XP - Parte 2 (nível expert)
O Windows XP Professional possui um gerenciador utilíssimo - e, por isso mesmo, muito perigoso em mãs erradas. Trata-se do Editor de Políticas de Grupo. Para acessá-lo, clique em Iniciar > Executar e digite “gpedit.msc” (sem aspas). Basicamente, há dois níveis de configurações: Computador (geral) e Usuário (específico). Configurações determinadas para o Computador sobreporão as de Usuário.

ATENÇÃO: Esta ferramenta é indicada apenas para quem sabe o que está fazendo. Ressaltamos que o Guia do Hardware não se responsabiliza por danos causados pela utilização das dicas aqui descritas.


:. Altere as pastas padrão de sistema
Por padrão, a pasta “Meus Documentos” ficará em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos. Se quiser alterar isto, bem como outras pastas, abra o Editor de Registro e procure pela chave

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Shell Folders. Clique com o botão direito sobre o nome de cada pasta e selecione Modificar - basta agora indicar qual o caminho completo e nome de pasta desejado.


:.
Apague as pastas especiais de "Meus Documentos"
Se não gosta - ou não usa das pastas especiais dentro de “Meus Documentos” (por exemplo, “Minhas Músicas”, “Minhas Figuras”, etc.), basta executar o comando:

regsvr32 /u mydocs.dll e, em seguida, apagar as pastas indesejadas. Para reverter a ação, execute o comando regsvr32 mydocs.dll. As pastas serão recriadas na próxima inicialização do Windows.


:. Abra o Windows Explorer com “Meu Computador” expandido
Crie um novo atalho para o Windows Explorer, clique nele com o botão direito, selecione Propriedades. No campo Objeto, coloque a seguinte linha, apagando antes a já existente:

%SystemRoot%\explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}""

Você pode deixar o Windows Explorer a seu gosto, alterando seus parâmetros. Para mais informações, veja a página http://support.microsoft.com/support/kb/articles/Q130/5/10.ASP


:. Desative o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP
O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobreporá a um outro qualquer que for instalado. Para desativá-lo, basta executar o comando regsvr32 /u shimgvw.dll em Iniciar > Executar.


:. Soluções de problemas e Atualizações


:. Backup das configurações do Gerenciador de Inicialização em sistemas com dual boot

Se você tem, por exemplo, o Windows XP e Windows 98 instalados no mesmo micro, certamente tem um gerenciador de inicialização ativo, instalado pelo próprio Windows XP. Bem, se a unidade C: for formatada, independentemente de qual Windows está instalado nela, as configurações de inicialização múltipla serão perdidas. Para ter como recuperar estas informações, é possível criar um Disco de Recuperação de Emergência (ERD). Siga estas etapas:

Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup. Pule o assistente (se for a primeira vez que usa a ferramenta Backup). Depois, na tela inicial, clique no botão “Assistente de Backup (Avançado). Na tela seguinte, clique em Avançar, quando perguntar do que deseja que seja feito backup, selecione “Apenas arquivos de estado do sistema”. Prepare um ou dois disquetes, e vá seguindo as etapas indicadas pelo assistente.

:. Dispense nova ativação após reinstalação do Windows XP
Se você instalou e ativou seu Windows XP, se precisar formatar e reinstalá-lo terá de ativá-lo novamente. No entanto, esta etapa pode ser dispensada com a simples cópia (backup) de um arquivo: WPA.DBL, localizado em \windows\system32. Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e após a nova instalação, copie-o novamente para a pasta \windows\system32. Deste modo não será preciso ativar seu WinXP outra vez - ao copiar o arquivo de volta à pasta, ele estará ativado automaticamente.


:. Windows Update - versões Corporativas

Se deseja fazer o download das atualizações disponíveis para o Windows XP através do Windows Update, mas quer instalá-las posteriormente, é preciso ir à página do Windows Update para versões Corporativas. Os links seguem abaixo:

Windows XP Português-BR
http://v4.windowsupdate.microsoft.com/ptbr/default.asp?corporate=true

Windows XP Inglês
http://v4.windowsupdate.microsoft.com/en/default.asp?corporate=true


:.
Unidades de CD que "desaparecem"
Em alguns casos, as unidades de CD (CD-ROM, CD-RW, DVD) simplesmente "desaparecem" do Windows Explorer. Isto pode ter várias causas, mas normalmente está associado aos softwares Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox. Se você tem instalados, por exemplo, o CloneCD e o Nero na mesma máquina, provavelmente suas unidades de CD devem ter desaparecido. Para resolver este problema, há algumas alternativas:

Solução 1:
Desinstale os softwares envolvidos (Nero, CloneCD, CDRWin, MusicMatch Jukebox) e reinicie o micro. Instale-os novamente, sendo que o Nero deve ser o primeiro. Reinicie, instale o próximo, reinicie, e assim por diante. Seus ícones de CD continuarão em ordem.


Solução 2:
Copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde está instalado o Nero para a pasta de instalação do CDRWIN, abra o CDRWIN e nas configurações onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL. Reinicie e veja o resultado (com esta dica não é preciso desinstalar nada).

Solução 3:
Esta envolve a alteração do Registro. Há uma aparente incompatibilidade entre os drivers ATAPI da Adaptec (embutidos no Windows 2000/XP) e os instalados por softwares de terceiros. Se os drivers da Adaptec forem alterados ou removidos, as unidades de CD desaparecerão. Para resolver isto, abra o editor de Registro (Iniciar > Executar > regedit), localize e apague as dependências das seguintes chaves (não esqueça de fazer um backup do registro antes):

IMPORTANTE: NÃO APAGUE A CHAVE {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} INTEIRA!!

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet002\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}

Feche o editor, reinicie o micro. Seus drives de CD deverão estar visíveis novamente.

Atente para o fato de que são soluções diferentes para causas diferentes; uma pode dar certo para alguns e outras não.


Por Kleber Credidio
kleber@guiadohardware.net

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Curso Manutenção de Notebooks


Curso de manutenção de notebooks.
Ótimo para quem quer ganhar uma graninha com manuteção de computadores.

  • Hospedagem: EasyShare
  • Tamanho: 1,7 MB

Curso de Redes


Descrição

Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc. Internet é um exemplo de Rede. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

Informações

Nome do livro: curso de redes
Nome do Autor: Ivan Dias Dorba Netto
Nº de páginas: 738
Tamanho: 13MB
Formato: Rar
Idioma: português


Curso: Reparo de Vídeo Games


Sinopse
Aprenda a reparar video games, como PS1 e 2, Dreamcast e etc..

Informações
Tamanho: 13.7 mb
Formato: Zip

Rapidshare

Aulas Práticas de Computação: Windows XP, MSN e outros


Sinopse
* ÁREA DE TRABALHO
* ÍCONES IMPORTANTES
* MEU COMPUTADOR
* LIXEIRA ? Esvaziar lixeira
* CRIAR NOVA PASTA EM MEUS DOCUMENTOS
* GUARDAR SITES 4"
* GUARDAR SITES - EXPLICAÇÃO
* ÍCONES DA INTERNET
* "TECLAS DE ATALHO 7"
* "TECLADO 8"
* "Entrar no MSN 9"
* "MSN 10/11"
* PARA CONVERSAR
* "ENVIAR EMAIL C/ ANEXO 133"
* "ACESSAR O SKYPE 14"
* FALAR USANDO SKYPE
* TRABALHANDO NO WORD
* ÍCONES DO WORD
* IMPRIMIR
* TRABALHANDO NO WORD
* TECLADO - EXPLICAÇÃO
* FORMATAÇÃO DE TABELAS
* ETIQUETAS
* TRABALHANDO C/ TEXTO EM COLUNAS NO WORD
* INSERIR TABELA
* EMULE
* CRIANDO UMA LISTA DE ENDEREÇOS E TELEFONES NO EXCEl
* COLOCANDO IMAGENS DE FUNDO NO EXCEL
* PERSONALIZE SEUS TRABALHOS COM A MARCA D´ÁGUA
* VOCÊ CONHECE O COMANDO CAPITULAR?
* VOCÊ GASTA DINHEIRO COM CONVITES?
* UTILIZANDO A FERRAMENTA PINCEL
* DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS NA FOLHA DO WORD

Informações
Tamanho: 3 mb
Formato: rar
Paginas: 49

Easy-Share

Eletrônica Digital - SENAI


Sinopse
Apostila de eletrônica Digital, Senai - ES
Portas, flip-flops, decimais, hexadecimais, contadores e etc...

Informações
Tamanho: 5 mb
Formato: pdf
Paginas: 84

Rapidshare

Curso: Manutenção de Monitores LCD


Sinopse
O monitor de cristal líquido ou LCD vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos e aos poucos vai substituindo os modelos tradicionais de tubo de imagem (CRT) com muitas vantagens. Devido a este fato há necessidade de se conhecer melhor este aparelho, assim como as técnicas de manutenção do mesmo. Pensando assim resolvi elaborar este pequeno curso aqui no site onde ensinarei de forma simples como funcionam e como consertá-los. Por isto peço que me acompanhem por este curso.

Informações
Tamanho: 1 mb
Formato: doc
Paginas: 8

Rapidshare

Curso de Eletrônica - Ilustrado


Informações
Tamanho: 11.8 mb
Formato: rar
Páginas: 48

Rapidshare

Cursos de Eletrônica


Sinopse
Os circuitos equipados com processadores,
cada vez mais, estão fazendo parte do cotidiano
do técnico e/ou engenheiro, tanto de campo como
de desenvolvimento.
Hoje, dificilmente encontramos um equipamento,
seja ele de consumo ou de produção, que não
possua pelo menos um processador (DSP,
microprocessador, ou microcontrolador).
É fato também que vários profissionais encontram
muitas dificuldades na programação e desenvolvimento
de projetos com esses componentes,
simplesmente por terem esquecido alguns conceitos
fundamentais da eletrônica digital clássica.

Informações
Tamanho: 3 mb
Formato: rar
Páginas: 88

Rapidshare

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Menus secretos de monitores

Estes menus secretos são ativados apara ajustes de cor, (ganho e nível de preto) além de ajustes de canto etc.

AOC 4En / 5En (os com 3 botões que não possuem OSD):
Ligar o monitor segurando o "select" e o "up" - os dois botões extremos. Vão acender os 4 leds do lado esquerdo, depois o modo de serviço estará habilitado. Nos mais novos, é possível atuar no ajuste dos cantos.
No caso desses monitores, eles tem 2 modos de serviço: Aquele já conhecido, onde você liga segurando os botões extremos, e outro, para regulagem de cores, onde você liga segurando o "select" e o "down".

Você liga segurando os botões, e assim que aparecer imagem, aperta o "select". Aí você vai notar que em vez de acender um led, acendem todos menos um, que é o que indicará a função selecionada para ajuste.

Os significados dos leds, da esquerda para a direita:
1 e 2 são brilho e contraste, como no modo de serviço normal.
3 é o bias do vermelho
4 é o bias do verde
5 é o bias do azul
6 é o ganho do vermelho
7 é o ganho do verde
8 é o ganho do azul

AOC S551
Entrar no menu, na opção ZOOM pressionar o botão MENU até o menu de serviço aparecer. Este monitor tem um contador de horas de uso.

AOC 19" GLR+
SETUP: Pressione MENU. Coloque o cursor no ZOOM. Pressione MENU e segure até surgir o Menu de Serviço.

IBM G50
Faça o ajuste e quando estiver enquadrado, sem soltar o botão da centralização, aperte os dois primeiros botões da sua esquerda, os dois ao mesmo tempo e sem soltar o do ajuste.
Uma vez que esta com os três botões apertados, conte ate cinco e solte o da centralização e fique com os dois da ponta ate a tela dar uma piscada.
Uma vez ocorrida, a piscada significara que o ajuste foi memorizado e o painel travado para todas as funções.
Para destravar o painel basta apertar novamente os dois botões da esquerda ate a tela piscar novamente.

ITAUTEC 15 polegadas
itautec 15", com caixas laterais, com duas funções (led verde e laranja) com c.i. gerador de video (osd) montado na placa do crt....pois bem,
se apertar os dois botões de seleção juntos, o led ficará apagado e acenderá o menu osd sobre a imagem... se apertar novamente os dois botões, osd apagará e os led's voltarão a ser ativados... a vantagem neste caso é que na função da tela osd, há recursos para correção da temperatura do filamento e ajuste de cores (ganho)... vale lembrar... somente nos modelos que a placa do crt esteja com todos os componentes montados... acontece que alguns modelos 15" com caixas laterais não possuem o integrado que gera a tela osd montado na pci.
De um modo geral... essa função teria que estar programada na eeprom...
Este OSD da Itautec está presente em todos os últimos monitores que foram realmente produzidos pela Itautec (excluindo-se os fabricados pela Samsung e LG), e não apenas nos que têm caixas de som acopladas. Um jeito fácil de identificar estes monitores é olhar os 5 primeiros dígitos do número de série: se for 92172 ou 80884, o monitor tem OSD. Para acessá-lo basta apertar ao mesmo tempo os 2 botões select, como já disse corretamente o RAS. Esses monitores também têm zoom: para acioná-lo deve-se manter pressionado o botão recall e apertar o botão + para aproximar e - para afastar a imagem.

Com caixas laterais e duas funções e ci pré-amplificador de vídeo com OSD.
Pressionar os botões de seleção juntos pode-se optar pela opção de OSD, pressionando novamente opta-se pelo ajustes pelos leds do painel frontal.
Na opção OSD pode-se fazer o ajuste de temperatura de filamento e também ajuste das cores da tela.

JTEC,
um que tem o desenho de um ratinho no canto.
Possui dois botões rotativos na frente, sendo que um deles também é possível apertar. O FCC começa com GKR: Ligar pressionando o botão.

LG Studioworks 500E-500G-500N
CB553H – CA120

Pressionar o botão de seleção esquerdo juntamente com o botão de power até o monitor piscar.
Selecionar então no menu OSD a opção desmagnetizar e executar o ajuste secreto das cores e correções.
Para voltar ao menu OSD de usuário refaça o passo de numero 1

LG Studioworks 575N - 775N
Pressionar o botão de seleção esquerdo juntamente com o botão de power até o monitor piscar.
Selecionar então no menu OSD a opção desmagnetizar e executar o ajuste secreto das cores e correções.
Para voltar ao menu OSD de usuário refaça o passo de numero 1


Fonte:
http://www.network54.com/Forum/183757/message/1167783680/