sábado, 6 de setembro de 2008

DIVISOR DE FREQUÊNCIAS

A função de um divisor de frequência é separar o sinal em seções ou bandas de sinal, antes de enviá-lo aos alto falantes.Isto assegura que cada alto falante receba somente as frequências para as quais foi designado.Existem dois tipos de divisores, o passivo e o ativo. O passivo é composto de capacitores e bobinas, já o ativo através de um circuito eletrônico.

Os divisores de freqüências são utilizados para separar as freqüências que interessam a um determinado tipo de alto-falante, ou seja, um médio-grave deve receber apenas freqüências compreendidas na faixa de 80 a 5.000 Hz, neste caso temos de utilizar um divisor de freqüências que limite em 80 e 5.000 Hz a resposta em freqüência.Para isto são utilizados os filtros. Os filtros podem ser ativos ou passivos.

Ativos - são compostos de circuitos eletrônicos

Passivos - são compostos de capacitores e indutores

A vantagem do divisor ativo é que ele não acarreta perdas. Isto ocorre pelo simples fato de que o corte é sempre feito antes do amplificador, ou seja, não existe nenhum componente que faz com que a tensão de saída do amplificador seja dividida.Já no caso do passivo existem perdas. Isto se deve ao fato de o capacitor e o indutor possuírem reatâncias e, como são utilizados após a saída do amplificador e antes do alto-falante, eles acabam fazendo com que a tensão de saída do amplificador seja dividida entre capacitor, indutor e alto-falante.
Os divisores de freqüências são utilizados também como uma espécie de proteção para alguns alto-falantes, como o caso dos tweeters, médios, médio-graves, drivers, etc. Isto porque muitos destes alto-falantes não podem ser submetidos a baixas freqüências, pois isto acarretaria um excesso de excursão, o que com certeza poderia causar uma possível distorção sonora e até mesmo um rompimento da suspensão.

Um divisor de freqüências possui sempre uma taxa de atenuação, que varia de acordo com os componentes que são utilizados. Por exemplo:

1 capacitor - 6 dB
1 indutor - 6 dB
1 capacitor + 1 indutor - 12 dB
2 capacitores + 1 indutor - 18 dB
2 indutores + 1 capacitor - 18 dB

Como podemos ver, a medida que aumentamos a quantidade de componentes, aumentamos também a taxa de atenuação do divisor. Esta taxa é exatamente o quanto o corte será preciso. Isto podemos observar conforme a figura:
Os valores de corte dos divisores de freqüências passivos são calculados de acordo com as seguintes fórmulas:
Os divisores com atenuação de 6 dB/oitava devem ser ligados conforme esquema abaixo:
Já os divisores com atenuação de 12dB/oitava devem ser ligados desta forma:
O divisor de freqüências com atenuação de 12 dB/oitava é composto de dois componentes, onde suas posições são alteradas de acordo com o tipo de corte, se passa alta ou passa baixa. No esquema acima temos um passa alta.

Para facilitar, abaixo há duas tabelas com os principais valores utilizados:

Clique nas imagens para ampliar



Nenhum comentário:

Postar um comentário