sábado, 6 de setembro de 2008

Conheça o Alto-falante de Bobina Dupla.

O alto-falante de bobina dupla já é um velho conhecido de nós brasileiros, mas ainda gera muitos mitos e dúvidas. Para que possamos ter certeza disso, basta que façamos uma única pergunta: O que é e quais são as vantagens de se utilizar um alto-falante de bobina dupla?A diferença entre um alto-falante de bobina dupla e um de bobina simples consiste na utilização de dois enrolamentos de bobina (duas bobinas), o que possibilita diferentes modos de associação destas bobinas e muitas vezes acaba complicando a vida dos instaladores.A maneira como utilizamos estes alto-falantes pode implicar em ganhos ou perdas de potência do amplificador. Um ganho de potência pode ser conseguido através de uma associação paralela entre as bobinas, pois ao utilizarmos esta associação teremos um baixo valor de impedância, resultando então em um alto valor de potência. Com isso explicamos o fato de um alto-falante de bobina dupla apresentar um rendimento maior do que um de bobina simples, quando estes estão sendo comparados com um mesmo amplificador.Já com a associação em série o que ocorre é um aumento de impedância, que resulta em baixo valor de potência. Para que possamos explicar melhor o que ocorre vamos como exemplo o sistema abaixo, onde temos os seguintes equipamentos:

1 alto-falante de bobina dupla (2 x 4 ohms)

1 alto-falante de bobina simples (1 x 4 ohms)

1 Amplificador Mono (1 x 100 Wrms em 4 Ohms)

Para analisarmos as diferentes formas em que o amplificador irá trabalhar, utilizaremos as seguintes fórmulas:

P = U ² / Z P = U x I P = I ² x Z

P = Potência (Watts)

U = Tensão (Volts)

I = Corrente (Ampères)

Z = Impedância (Ohms)

Primeiramente devemos calcular o valor da tensão de saída deste amplificador, para que possamos verificar os diferentes valores de potência apresentados pelo amplificador de acordo com a impedância que teremos na saída.O fabricante deste amplificador nos fornece a informação de que teremos 100 Wrms quando utilizarmos uma impedância de 4 ohms na saída. Jogando estes dados na primeira fórmula teremos:

100 = T ² / 4

U ² = 100 x 4 = 400

U = 20 Volts

Como o valor da tensão de saída do amplificador é constante e já o temos calculado, podemos encontrar os diferentes valores de potência para cada valor de impedância:

Para o alto falante de bobina simplesBobina simples P= (20x20) /4=400/4 = 100 Wrms

Para o alto falante de bobina dupla, com as bobinas associadas em sérieBobina dupla (8ohms) P= (20x20) / 8=400 / 8 = 50 Wrms

Para o alto falante de bobina dupla, com as bobinas associadas em paraleloBobina dupla (2 ohms) P=(20x20) / 2=400 / 2= 200 Wrms

Com isso, podemos chegar à conclusão de que o alto-falante de bobina dupla pode ser um artifício de incremento de potência sem que sejam alterados os sistemas de amplificação. Por outro lado este também pode ocasionar a queima de um amplificador, pois ao diminuirmos a impedância fazemos com que o amplificador forneça o máximo de potência, resultando em altos valores de corrente na saída do amplificador.

Para utilizarmos corretamente estes alto falantes a dica é conferir sempre a impedância mínima de saída do amplificador (bridge e estéreo) e a impedância de cada bobina do alto-falante, evitando assim futuros problemas.

Segue o esquema de associações das bobinas de alto-falante com bobina dupla e suas impedâncias finais.

Associação em Série
Associação Paralelo

8 comentários:

  1. E ai blz?
    Eu tenho 2 Endurence 2K bobina dupla de 2Ohms 700W rms, e quero ligar os dois em uma roadstar digital de 1200W, só q para a roadstar tocar os dois na potencia maxima eu tenho q ligar os alto falantes em 2Ohms, como eu fasso isso?
    Se eu ligar os dois em serie depoi em paralelo vai dar certo?
    Por favor me respodam nesse email
    thiago_angelblack@hotmail.com
    brigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles são 2+2 homs? se for é só vc fazer uma ligação em serie em cada falante!+de um lado ao - do outro, nos 2 falantes depois faça a ligação entre os 2 falantes em paralelo que conseguira os 2homs que vc quer!

      Excluir
  2. boa tarde eu estou em duvida, como faço para montar 8 autofalante de bobina simples de 4 ohms de 1100wrms no modulo de 8000wrms de 2ohms. sergioferreira6000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pessoal estou com uma duvida. Tenho um sub de 700 rms 4ohms,bobina dupla, e tenho um modulo de 1200rms 4ohms tambem , devo ligar em bobina dupla ou nao posso? pois meu modulo ja possui a mesma quantia de ohms que o altofalante???

    ResponderExcluir
  4. tenho dois bicho papão 800 w bobina dupla 12, e um modulo 1600 w taramps. eles nunca vao casar a impedância, ligando em seria nem em paralelo e muito menos mista, paralelo+serie. o que tenho q fazer? posso ligar uma bobina so de cada sub...modulo 2homs

    ResponderExcluir
  5. como ligar alto falante tomahawk de 18 4+4 bobina dupla

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Estou um problema. Tenho dois BP 700rms bb dupla e tanto em série quanto em paralelo eles desarmam o módulo. Um stetsom de 1500 rms. Mesmo ligando em som convencional em certa altura o som desliga. Qual pode ser o problema.?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.. tenho um módulo Taramps MD 1800.1
    Quero ligar um bicho papão 2x4 ohms..
    Como faço essa ligação?
    Ele vai aguentar?

    ResponderExcluir