segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aprenda a reinstalar seu Windows XP turbinado

Para quem tenta usar o novo Windows Vista e não consegue -ou não gosta- do resultado, talvez seja hora de formatar o disco rígido e voltar ao Windows XP.

No entanto, antes de prosseguir, você pode personalizar a instalação do XP para deixar o sistema operacional ainda mais leve, rápido e funcionando de acordo com as suas necessidades.

Ao utilizar o software gratuito nLite, é possível modificar toda a instalação, removendo componentes que você não usa (como o Media Player, o Paint, o Wordpad etc.) e até mesmo remover serviços e bibliotecas internas do sistema que consomem memória sem necessidade.
Se antes era preciso 512 Mb de RAM para ter uma boa performance no XP, uma versão modificada pelo nLite pode gerar o mesmo resultado em uma máquina com 256 Mb de RAM, transformando um computador lento em uma máquina aceitável para tarefas diárias de escritório ou, quem sabe, até mesmo em uma estação exclusiva para jogos.

O uso do nLite não é recomendado para usuários leigos ou iniciantes, mas não significa que seja complicado e, com estas dicas, talvez fique mais fácil você reinstalar seu Windows do zero.

Basta entender um pouco de inglês e ter sempre um backup dos seus documentos importantes fora do computador, seja no pen drive, em CD ou em DVD, caso ocorra algum problema. Vale também, se você for marinheiro de primeira viagem, pedir auxílio a algum colega que tenha experiência em formatar o disco rígido e reinstalar o Windows.

O nLite pode ser utilizado para personalizar instalações do Windows 2000, XP (32 e 64-bit) e Windows Server 2003. Há uma versão para o Vista, chamada de vLite, mas que ainda está longe de dar os mesmos resultados do nLite no XP.

Lembre-se que o software não é oficial da Microsoft e o autor do programa não se responsabiliza por qualquer uso errado que comprometa seus dados ou segurança.

Antes da reinstalação
Primeiro, faça o download do software no site oficial (http://nliteos.com/download.html) e instale no seu computador. Para rodar o programa, é preciso ter o .NET Framework da Microsoft instalado. O próprio nLite lhe dirá caso você não o tenha. No mesmo site, é possível baixar a biblioteca por meio de um link.

Você precisa ter ainda, obrigatoriamente, os arquivos originais do CD de instalação do Windows XP, que devem ser copiados para uma pasta qualquer no seu computador. O nLite irá trabalhar com os arquivos desta pasta.

Tenha em mãos, também, um CD ou DVD regravável, pois é no disco que, ao final de todo o processo, o nLite irá gravar a imagem do Windows modificado. Com o disco gerado, você pode reinstalar seu sistema operacional em um processo idêntico ao de qualquer instalação original, do zero, sobrescrevendo todos os dados da sua partição principal no disco rígido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário